Eis que você tem um produto de excelente qualidade mas as vendas não deslancham. O problema pode estar na sua embalagem ou no seu rótulo.
“Epa, mas, péra lá, rótulo e embalagem não é a mesma coisa?”
Na verdade não!
Essa é uma dúvida muito comum e foi por isso que fizemos esse conteúdo. Aqui vamos explicar as diferenças entre os dois e dar dicas de como ter embalagens e rótulos que vendem.
O que você verá neste material:
_________________________________________________________________________
Embalagem e rótulos são fatores essenciais para o sucesso de um produto, mas muita gente ainda não sabe a diferença entre um e outro. Se você também tem essa dúvida, bora lá entender a diferença.
Apesar de trabalharem juntos, embalagem e rótulo tem funções diferentes. Na verdade, a resposta já está nos nomes: a embalagem embala e o rótulo “rotúla”.
Para ficar mais claro, vamos falar individualmente de cada um:
Embalagens são os recipientes nos quais os produtos são armazenados.
As embalagens podem ser garrafas, potes, caixas, sacos, entre outros e podem ser feitas de materiais diversos, como plástico, vidro, papel, alumínio e isopor, por exemplo.
A função da embalagem é garantir a boa conservação do produto, possibilitar seu transporte e facilitar o seu uso por parte do consumidor.
Por exemplo, as garrafas de algumas marcas de suco são de cor escura para evitar a exposição do conteúdo a luz direta e, assim, garantir um maior prazo de validade. O leite é embalado em caixas para facilitar seu armazenamento e transporte e as embalagens de xampu costumam ser feitas de plástico leve e anti escorregadio, para melhorar o manuseio durante o banho.
E não é só isso!
Como o mercado anda cada vez mais competitivo, as embalagens também podem ser pensadas de forma a diferenciar o produto dos concorrentes.
Alguns exemplos são as embalagens com possibilidade de reaproveitamento, como os copos de requeijão e geleia estampados, ou as embalagens com formatos irreverentes, como em forma de personagens, por exemplo.
Na hora de escolher a embalagem ideal para o seu produto, é preciso considerar os seguintes aspectos:
O rótulo é o elemento que identifica o produto. Ele é aplicado sobre a embalagem e apresenta informações como benefícios, composição, prazo de validade, instruções de uso e peso do conteúdo, por exemplo. Essas informações podem ser em texto, imagens, cores e demais elementos gráficos.
Os rótulos podem ser de materiais diversos, mas entre os principais utilizados na indústria, podemos mencionar:
Além de identificar o produto e informar o consumidor de suas características, o rótulo tem a função de vender.
Isso mesmo!
Seu produto será colocado na prateleira do supermercado, perfumaria, farmácia ou qualquer outro estabelecimento com dezenas de outros produtos. Então, se o rótulo da sua marca não se diferenciar das demais, dificilmente o consumidor notará sua presença.
Para escolher o rótulo ideal para o seu produto é preciso estar atendo aos seguintes aspectos:
E é isso pessoal!
Combinar embalagem e rótulo de forma inteligente pode ser o fator decisivo entre ser notado pelo consumidor ou passar despercebido.
Quer destacar o seu rótulo da concorrência?
Os concorrentes existem em todos os tipos de mercados e para todos os tamanhos de empresas, afinal, ...
Continue LendoQual a importância das cores nos rótulos dos produtos?Neste artigo, vamos falar sobre o significado das cores, já que elas são essenciais na...
Continue LendoAs várias formas de divulgar o seu produto no PDVFazer a divulgação de um produto é uma tarefa ampla e trabalhosa, sendo preciso...
Continue LendoAprenda a criar um bom rótulo para a sua cerveja artesanalDe uns tempos para cá, o gosto dos brasileiros por cerveja vem mudando bastante. Se antes era...
Continue Lendo