Eis que você tem um produto de excelente qualidade mas as vendas não deslancham. O problema pode estar na sua embalagem ou no seu rótulo.
“Epa, mas, péra lá, rótulo e embalagem não é a mesma coisa?”
Na verdade não!
Essa é uma dúvida muito comum e foi por isso que fizemos esse conteúdo. Aqui vamos explicar as diferenças entre os dois e dar dicas de como ter embalagens e rótulos que vendem.
O que você verá neste material:
_________________________________________________________________________
Embalagem e rótulos são fatores essenciais para o sucesso de um produto, mas muita gente ainda não sabe a diferença entre um e outro. Se você também tem essa dúvida, bora lá entender a diferença.
Apesar de trabalharem juntos, embalagem e rótulo tem funções diferentes. Na verdade, a resposta já está nos nomes: a embalagem embala e o rótulo “rotúla”.
Para ficar mais claro, vamos falar individualmente de cada um:
Embalagens são os recipientes nos quais os produtos são armazenados.
As embalagens podem ser garrafas, potes, caixas, sacos, entre outros e podem ser feitas de materiais diversos, como plástico, vidro, papel, alumínio e isopor, por exemplo.
A função da embalagem é garantir a boa conservação do produto, possibilitar seu transporte e facilitar o seu uso por parte do consumidor.
Por exemplo, as garrafas de algumas marcas de suco são de cor escura para evitar a exposição do conteúdo a luz direta e, assim, garantir um maior prazo de validade. O leite é embalado em caixas para facilitar seu armazenamento e transporte e as embalagens de xampu costumam ser feitas de plástico leve e anti escorregadio, para melhorar o manuseio durante o banho.
E não é só isso!
Como o mercado anda cada vez mais competitivo, as embalagens também podem ser pensadas de forma a diferenciar o produto dos concorrentes.
Alguns exemplos são as embalagens com possibilidade de reaproveitamento, como os copos de requeijão e geleia estampados, ou as embalagens com formatos irreverentes, como em forma de personagens, por exemplo.
Na hora de escolher a embalagem ideal para o seu produto, é preciso considerar os seguintes aspectos:
O rótulo é o elemento que identifica o produto. Ele é aplicado sobre a embalagem e apresenta informações como benefícios, composição, prazo de validade, instruções de uso e peso do conteúdo, por exemplo. Essas informações podem ser em texto, imagens, cores e demais elementos gráficos.
Os rótulos podem ser de materiais diversos, mas entre os principais utilizados na indústria, podemos mencionar:
Além de identificar o produto e informar o consumidor de suas características, o rótulo tem a função de vender.
Isso mesmo!
Seu produto será colocado na prateleira do supermercado, perfumaria, farmácia ou qualquer outro estabelecimento com dezenas de outros produtos. Então, se o rótulo da sua marca não se diferenciar das demais, dificilmente o consumidor notará sua presença.
Para escolher o rótulo ideal para o seu produto é preciso estar atendo aos seguintes aspectos:
E é isso pessoal!
Combinar embalagem e rótulo de forma inteligente pode ser o fator decisivo entre ser notado pelo consumidor ou passar despercebido.
Quer destacar o seu rótulo da concorrência?
Não sabe o que fazer para que o seu novo produto conquiste os consumidores? Com esse passo a ...
Continue LendoComo um bom rótulo pode melhorar as vendas do seu produtoSe você está pensando em escolher uma impressão de baixa qualidade para dar aque...
Continue LendoComo fazer seu produto se destacar no PDVSerá que as pessoas olham para o seu produto quando ele está no ponto de venda? Leia o...
Continue LendoPor onde atualizar os seus conhecimentos em marketingQuando foi a última vez que você parou para aprender a respeito de marketing? Se j&aacu...
Continue Lendo