Neste artigo, vamos falar sobre o significado das cores, já que elas são essenciais na hora de criar o rótulo de um produto.
É claro que a composição do rótulo deverá ter relação direta com as características e objetivos da marca, mas o nosso intuito aqui, é apenas mostrar como é possível chamar a atenção e transmitir sensações ao público, por meio das cores. Inclusive, existe a chamada Psicologia das Cores, já ouviu falar?
E tudo isso exerce um grande poder na decisão de compra do cliente. Sabemos que o rótulo atua como um “cartão de visita”, ou seja, antes mesmo do consumidor provar a qualidade do seu produto, ele será atraído ou não pelo rótulo.
Mas será que você está comunicando a mensagem correta e assertiva ao seu público, a ponto de fazer o seu produto se destacar entre os demais que estão nas prateleiras?
Para descobrir isso, é necessária a orientação de profissionais especializados, e aqui falaremos apenas das cores mais conhecidas, afinal, a lista de cores que conseguimos enxergar é imensa, que se divide entre: cores primárias, secundárias e terciárias.
Então, vejamos as principais!
Cor Azul
A cor azul faz alusão à nobreza e pode ser utilizada para passar as sensações de serenidade, calma, tranquilidade, espiritualidade e harmonia. Aliás, os tons azulados podem favorecer a redução da pressão arterial e da circulação sanguínea. O azul, que também representa céu e água, está entre as cores favoritas do povo ocidental.
Mas atenção! Por ser uma cor fria, alguns tons de azul também podem estar relacionados à apatia ou depressão.
Cor Amarela
A cor amarela é quente, remete à luz, criatividade, raciocínio, calor, otimismo, riqueza, alegria. Ela promove mais atenção e concentração.
Mas ela também pode causar a sensação de ansiedade, caso seja usada de forma excessiva.
Cor Roxa
A cor roxa é resultante da mistura do vermelho com azul. Ela pode estar ligada à espiritualidade, religião, mistério e misticismo. Em exagero, o roxo pode passar a sensação de melancolia e introspecção.
Cor Preta
A cor preta faz alusão à ausência de luz, pode ser símbolo de sofisticação e elegância, mas pode também estar relacionada com luto e isolamento.
Cor Verde
A cor verde tem relação com o sentimento de esperança e boas energias, lembra natureza, liberdade, vitalidade, juventude, renovação, crescimento, saúde e dinheiro, por exemplo.
Além disso, o verde, por ser uma cor fria, pode trazer a sensação de seriedade e alguns tons de verde também podem apresentar um efeito calmante e reconfortante.
Cor Vermelha
O vermelho é a cor da paixão, fogo, amor e passa uma sensação de energia. É uma cor quente, que também pode estar relacionada aos conceitos de revolução, violência e poder, por exemplo.
Cor Branca
A cor branca remete à paz, clareza, purificação, calma, equilíbrio. Na cultura ocidental pode passar a sensação de alegria, porém, na oriental, está associada com o luto.
Cor Rosa
A cor rosa em tons mais claros faz alusão à delicadeza, ternura, suavidade e inocência. Já os tons de rosa mais escuros podem estar relacionados à sensualidade e ao romantismo.
Cor Marrom
O marrom é a cor da terra e pode estar associada à maturidade, segurança, natureza, simplicidade, calma, conforto, qualidade e estabilidade.
Cor Cinza
O cinza é uma cor neutra, que pode remeter tanto à ausência de emoções, quanto à sensação de solidão e tristeza. Ela também pode transmitir maturidade, eficiência e estabilidade.
Os concorrentes existem em todos os tipos de mercados e para todos os tamanhos de empresas, afinal, ...
Continue LendoQual a importância das cores nos rótulos dos produtos?Neste artigo, vamos falar sobre o significado das cores, já que elas são essenciais na...
Continue LendoAs várias formas de divulgar o seu produto no PDVFazer a divulgação de um produto é uma tarefa ampla e trabalhosa, sendo preciso...
Continue LendoAprenda a criar um bom rótulo para a sua cerveja artesanalDe uns tempos para cá, o gosto dos brasileiros por cerveja vem mudando bastante. Se antes era...
Continue Lendo