Explorador? Inocente? Mago? Não sabe o que esses nomes querem dizer e nem como se aplicam à sua marca? Leia o nosso artigo e entenda tudo.
Mesmo que de forma inconsciente, as pessoas sabem que cada marca se comunica e comporta de maneira diferente das outras. Veja, por exemplo, o caso do McDonald’s e do Burger King. Enquanto o primeiro age de forma mais família, o segundo é mais escrachado e provocador.
Isso se deve aos arquétipos de marca, são eles que guiam a maneira de ser de algumas das maiores empresas se comunicam. Eles surgiram junto com algumas teorias do famoso psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung.
De acordo com o estudioso, os principais interesses e motivações das pessoas, como valores, crenças, traços de personalidade, medos, paixões e ambições, podem ser divididos em 12 categorias.
Na segunda metade do século passado, as marcas começaram a usar essas categorias (chamadas comumente de arquétipos) para fazer as pessoas se conectarem com elas. Mas foi só no começo do século que este conceito passou a ser amplamente difundido.
E não são apenas empresas gigantescas que fazem uso dessa teoria, escritores e diretores de cinema também a utilizam na hora de conceber personagens mais críveis para suas histórias.
Mas, e aí, ficou curioso para saber quais são esses 12 arquétipos? Continue a sua leitura para saber mais e descobrir qual deles combina com a sua marca.
Sempre brincalhão e cheio de bom humor, este é o arquétipo que convida as pessoas a rirem do mundo, dos concorrentes e até de si mesmas. Para ele, o bom humor é a chave do sucesso, não estando nem aí para o que os outros vão pensar a respeito de suas ações.
Ao lado do Bobo da Corte, a vida pode ser leve e descomplicada.
Marcas com este arquétipo: Burger King, Skol, Pepsi.
O mundo é cheio de belezas e elas estão aí para serem aproveitadas e apreciadas. Mais do que ser notado, é um arquétipo que gosta de amar e ser amado pelas pessoas. Beleza e muito apuro estético andam lado a lado com ele.
Uma marca que pertence a esse arquétipo exala ousadia, sensibilidade e intimidade.
Marcas com este arquétipo: L’Oreal, Chanel, Calvin Klein.
Quebrar as regras e contestar o status quo é com ele mesmo. O Rebelde chega para provocar quem estiver a sua volta, sem ser influenciado pelo que os outros fazem. Este é o arquétipo daquele sujeito inquieto que nunca se encaixa em lugar nenhum.
Marcas com este arquétipo: Harley-Davidson, Diesel, Chilli Beans.
Seu desejo é estar onde todos estão e ter os mesmos direitos que as outras pessoas. O grande sentimento de pertencimento preenche este arquétipo, sem ser necessário se destacar para alcançar isso. Tende a se encaixar com marcas mais acessíveis que dialogam com seu público de forma simples.
Marcas com este arquétipo: Havaianas, Dove, IKEA.
Com força de vontade, dedicação e sede de vencer é possível chegar a qualquer lugar e conquistar tudo o que quisermos. Pelo menos é isso que esse arquétipo acredita. Para o Herói, perder não é uma opção, inspirando tudo e todos a darem o seu melhor. Pode acabar soando arrogante e ambicioso em alguns momentos.
Marcas com este arquétipo: Nike, Gatorade, FedEx
Sempre se renovando, o Mago é aquele arquétipo que vem para mudar a realidade de quem o segue. Empresas com este arquétipo tendem a misturar criatividade com coragem na intenção de realizar suas transformações. Há, também, muito mistério em torno deste arquétipo.
Marcas com este arquétipo: Mastercard, Red Bull, OMO.
Atenção ao próximo e às suas necessidades. O Cuidador é guiado pelo eterno desejo de ajudar o próximo, facilitar seu dia a dia de maneira que ele consiga superar momentos complicados. Com este arquétipo, o egoísmo não tem vez.
Marcas com este arquétipo: P&G, Evernote, Médicos Sem Fronteiras.
Criar, inovar, inventar. Todos esses verbos relacionados, de alguma forma, com criatividade fazem parte da rotina do Criador. Sempre inconformado com a realidade em que está inserido, ele está constantemente em busca da próxima novidade que vai melhorar a vida de todos. Ser apenas mediano não é uma opção.
Marcas com este arquétipo: Apple, LEGO, Netflix.
Gosta de estar na liderança e de estar no controle. O Governante preza pela excelência em tudo que propõe a fazer, sendo bastante carismático e articulado em seus argumentos na hora de conquistar a confiança das pessoas. Por estar sempre fazendo o possível para manter a situação no eixo, é preciso tomar cuidado para não soar muito autoritário.
Marcas com este arquétipo: Rolex, Mercedes-Benz, Microsoft.
O mundo é grande é está aí para ser descoberto todos os dias. Provavelmente é isso que diria uma marca que se identifica com esse arquétipo. O Explorador é inquieto, está o tempo todo planejando a próxima aventura. Gosta de aproveitar ao máximo a liberdade que tem.
Marcas com este arquétipo: Jeep, Discovery Channel, Go Pro.
Otimista, esperançoso de que tudo vai dar certo no final. O Inocente seria aquele seu amigo que está sempre para cima, disposto a dar conselhos para você aproveitar o seu dia do melhor jeito. Mesmo encarando tudo com muito positividade, este arquétipo também almeja ser reconhecido e pertencer a grupo.
Marcas com este arquétipo: Coca-Cola, McDonald’s, Disney.
Um intelectual bem informado e bastante centrado em seus estudos. Este seria o arquétipo do Sábio se ele fosse uma pessoa de carne e osso. Costuma ser adotado com empresas que trabalham com informação e ensino.
Marcas com este arquétipo: Google, FGV, TED.
-
E aí, encontrou algum arquétipo que bata com a forma de ser da sua marca? Vale estudar o assunto e se aprofundar nele, vai ajudar bastante na forma como ela se comunica com os consumidores.
Os concorrentes existem em todos os tipos de mercados e para todos os tamanhos de empresas, afinal, ...
Continue LendoQual a importância das cores nos rótulos dos produtos?Neste artigo, vamos falar sobre o significado das cores, já que elas são essenciais na...
Continue LendoAs várias formas de divulgar o seu produto no PDVFazer a divulgação de um produto é uma tarefa ampla e trabalhosa, sendo preciso...
Continue LendoAprenda a criar um bom rótulo para a sua cerveja artesanalDe uns tempos para cá, o gosto dos brasileiros por cerveja vem mudando bastante. Se antes era...
Continue Lendo