Blog - Você sabe qual o arquétipo da sua marca? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Explorador? Inocente? Mago? Não sabe o que esses nomes querem dizer e nem como se aplicam à sua marca? Leia o nosso artigo e entenda tudo.

Mesmo que de forma inconsciente, as pessoas sabem que cada marca se comunica e comporta de maneira diferente das outras. Veja, por exemplo, o caso do McDonald’s e do Burger King. Enquanto o primeiro age de forma mais família, o segundo é mais escrachado e provocador.

Isso se deve aos arquétipos de marca, são eles que guiam a maneira de ser de algumas das maiores empresas se comunicam. Eles surgiram junto com algumas teorias do famoso psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung.

De acordo com o estudioso, os principais interesses e motivações das pessoas, como valores, crenças, traços de personalidade, medos, paixões e ambições, podem ser divididos em 12 categorias.

Na segunda metade do século passado, as marcas começaram a usar essas categorias (chamadas comumente de arquétipos) para fazer as pessoas se conectarem com elas. Mas foi só no começo do século que este conceito passou a ser amplamente difundido.

E não são apenas empresas gigantescas que fazem uso dessa teoria, escritores e diretores de cinema também a utilizam na hora de conceber personagens mais críveis para suas histórias.

Mas, e aí, ficou curioso para saber quais são esses 12 arquétipos? Continue a sua leitura para saber mais e descobrir qual deles combina com a sua marca.

 

 

  • O Bobo da Corte

 

Sempre brincalhão e cheio de bom humor, este é o arquétipo que convida as pessoas a rirem do mundo, dos concorrentes e até de si mesmas. Para ele, o bom humor é a chave do sucesso, não estando nem aí para o que os outros vão pensar a respeito de suas ações.

Ao lado do Bobo da Corte, a vida pode ser leve e descomplicada.

Marcas com este arquétipo: Burger King, Skol, Pepsi.

 

 

  • O Amante

 

O mundo é cheio de belezas e elas estão aí para serem aproveitadas e apreciadas. Mais do que ser notado, é um arquétipo que gosta de amar e ser amado pelas pessoas. Beleza e muito apuro estético andam lado a lado com ele.

Uma marca que pertence a esse arquétipo exala ousadia, sensibilidade e intimidade.

Marcas com este arquétipo: L’Oreal, Chanel, Calvin Klein.

 

 

  • Rebelde

 

Quebrar as regras e contestar o status quo é com ele mesmo. O Rebelde chega para provocar quem estiver a sua volta, sem ser influenciado pelo que os outros fazem. Este é o arquétipo daquele sujeito inquieto que nunca se encaixa em lugar nenhum.

Marcas com este arquétipo: Harley-Davidson, Diesel, Chilli Beans.

 

 

  • O Cara Comum

 

Seu desejo é estar onde todos estão e ter os mesmos direitos que as outras pessoas. O grande sentimento de pertencimento preenche este arquétipo, sem ser necessário se destacar para alcançar isso. Tende a se encaixar com marcas mais acessíveis que dialogam com seu público de forma simples.

Marcas com este arquétipo: Havaianas, Dove, IKEA.

 

 

  • O Herói

 

Com força de vontade, dedicação e sede de vencer é possível chegar a qualquer lugar e conquistar tudo o que quisermos. Pelo menos é isso que esse arquétipo acredita. Para o Herói, perder não é uma opção, inspirando tudo e todos a darem o seu melhor. Pode acabar soando arrogante e ambicioso em alguns momentos.

Marcas com este arquétipo: Nike, Gatorade, FedEx

 

 

  • O Mago

 

Sempre se renovando, o Mago é aquele arquétipo que vem para mudar a realidade de quem o segue. Empresas com este arquétipo tendem a misturar criatividade com coragem na intenção de realizar suas transformações. Há, também, muito mistério em torno deste arquétipo.

Marcas com este arquétipo: Mastercard, Red Bull, OMO.

 

 

  • Cuidador

 

Atenção ao próximo e às suas necessidades. O Cuidador é guiado pelo eterno desejo de ajudar o próximo, facilitar seu dia a dia de maneira que ele consiga superar momentos complicados. Com este arquétipo, o egoísmo não tem vez.

Marcas com este arquétipo: P&G, Evernote, Médicos Sem Fronteiras.

 

 

  • O Criador

 

Criar, inovar, inventar. Todos esses verbos relacionados, de alguma forma, com criatividade fazem parte da rotina do Criador. Sempre inconformado com a realidade em que está inserido, ele está constantemente em busca da próxima novidade que vai melhorar a vida de todos. Ser apenas mediano não é uma opção.

Marcas com este arquétipo: Apple, LEGO, Netflix.

 

 

  • O Governante

 

Gosta de estar na liderança e de estar no controle. O Governante preza pela excelência em tudo que propõe a fazer, sendo bastante carismático e articulado em seus argumentos na hora de conquistar a confiança das pessoas. Por estar sempre fazendo o possível para manter a situação no eixo, é preciso tomar cuidado para não soar muito autoritário.

Marcas com este arquétipo: Rolex, Mercedes-Benz, Microsoft.

 

 

  • O Explorador

 

O mundo é grande é está aí para ser descoberto todos os dias. Provavelmente é isso que diria uma marca que se identifica com esse arquétipo. O Explorador é inquieto, está o tempo todo planejando a próxima aventura. Gosta de aproveitar ao máximo a liberdade que tem.

Marcas com este arquétipo: Jeep, Discovery Channel, Go Pro.

 

 

  • O Inocente

 

Otimista, esperançoso de que tudo vai dar certo no final. O Inocente seria aquele seu amigo que está sempre para cima, disposto a dar conselhos para você aproveitar o seu dia do melhor jeito. Mesmo encarando tudo com muito positividade, este arquétipo também almeja ser reconhecido e pertencer a grupo.

Marcas com este arquétipo: Coca-Cola, McDonald’s, Disney.

 

  • O Sábio

 

Um intelectual bem informado e bastante centrado em seus estudos. Este seria o arquétipo do Sábio se ele fosse uma pessoa de carne e osso. Costuma ser adotado com empresas que trabalham com informação e ensino.

Marcas com este arquétipo: Google, FGV, TED.

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E aí, encontrou algum arquétipo que bata com a forma de ser da sua marca? Vale estudar o assunto e se aprofundar nele, vai ajudar bastante na forma como ela se comunica com os consumidores.


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