Blog - Veja o que é endomarketing e o que ele pode fazer pela sua empresa Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Não sabe o que vem a ser endomarketing? Calma que a gente vai explicar direitinho para você a respeito deles e de como sua empresa pode se fortalecer através dele.

 

Tão importante quanto a forma como você fala com seus clientes é a forma como você fala com seus colaboradores. Muitas empresas ignoram até os dias de hoje, mas o endomarketing desempenha um papel relevante ao transmitir informações importantes e até mesmo motivar os funcionários.

 

Por essa breve introdução, você já deve ter entendido por cima o que é o endomarketing. Mas daqui em diante, nós iremos nos aprofundar no assunto, comentando detalhadamente a respeito dele e até indicando ações que você pode começar a implantar na rotina de trabalho.

 

Continue sua leitura para se tornar um expert em endomarketing.

 

 O que é o endomarketing?

De primeira, pode até parecer um termo complicado, mas se olharmos a etimologia da palavra fica mais fácil de compreender. Endo é um prefixo grego que significa “dentro” ou “interno”. Já marketing… bom, marketing significa marketing mesmo.

 

Logo, endomarketing são as ações internas de marketing que você faz internamente na sua empresa para se comunicar, motivar ou promover uma maior integração entre os seus colaboradores.

 

No passado, ações internas eram consideradas desnecessárias e perda de tempo, mas ao longo dos anos percebeu-se a efetividade delas em tornar o ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores, o que consequentemente torna a relação entre eles melhor e até mesmo aumenta a produtividade.



Ferramentas de endomarketing

Agora que você já sabe o que é o endomarketing, vamos falar a respeito de algumas ferramentas que podem ser usadas dentro da sua empresa.



Comunicação interna

Falar com seus colaboradores é basicamente o cerne do endomarketing, é em torno disso que girarão suas ações. Então, nada mais justo do que citar os meios que você pode usar para se comunicar com eles.

 

Basicamente, todos os meios tradicionais que são usados na rotina de uma empresa podem ser usados em prol do endomarketing.

 

E-mails são ótimos para se comunicar com um determinado grupo de pessoas, enquanto cartazes podem ser usados para divulgar eventos e ações dentro da empresa. Em um artigo recente do nosso blog, falamos até de podcasts que podem ser criados com essa finalidade, como uma espécie de rádio interna.

 

E-mails, cartazes, jornais, guia de conduta para novos funcionários, vídeos para motivar a equipe… O que não faltam são formas de você se comunicar com sua equipe.



Ações que engajam

Uma equipe desanimada é uma equipe com baixa produtividade e que não se sente confortável no ambiente profissional. Um bom jeito de fazer a equipe se enturmar e engajar é através de ações e eventos.

 

Entre as ações, podem ser realizadas algumas que prezam pela qualidade do ambiente de trabalho, como o departamento mais organizado e a equipe com menos reclamações, valendo brindes e prêmios para os que mais se destacarem. É uma forma de motivar todo mundo a fazer cada vez melhor.

 

E o que não falta são eventos para que seus colaboradores interajam entre si: festa para os aniversariantes do mês, confraternização de fim de ano, almoço para os familiares, visita dos filhos ao local de trabalho. Pode parecer simples, mas fará com que cada um se conheça melhor.



Uniformes

Anteriormente vistos apenas como uma maneira de identificar quem trabalha para uma empresa, os uniformes também têm um papel importantíssimo no endomarketing: ao vesti-los, os colaboradores de fato se sentem parte de uma equipe.

 

Além disso, eles se sentirão acolhidos pela empresa e pelos companheiros de trabalho. Mais do que uma equipe, com o uniforme eles terão a impressão de que fazem parte de um grupo.

 

O uniforme é a materialização da expressão “vestir a camisa da empresa”.

 

Viu como há muito que pode ser feito pela sua empresa através do endomarketing? Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a esclarecer algumas dúvidas e até a planejar algumas estratégias a serem implantadas dentro da sua empresa.


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