Blog - Seleção de fornecedores: 10 fatores essenciais para se considerar antes de fechar negócio Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Para selecionar um bom fornecedor é preciso considerar fatores como os valores da empresa, sua estrutura, histórico, expertise, credibilidade, qualidade, preço, suporte, localização, prazo e flexibilidade.

...

 

Você sabia que a qualidade dos fornecedores está entre os critérios que um potencial cliente avalia antes de fechar com a sua empresa?

 

Pois é!

 

Além disso, os fornecedores que você seleciona para atender ao seu negócio podem influenciar diretamente na qualidade e agilidade dos seus serviços e na sua vantagem competitiva frente ao mercado.

 

É por isso que fechar com o primeiro contato que responder seu pedido de cotação com uma proposta barata, definitivamente, não é um boa ideia.

 

Mais que simplesmente fazer uma cotação de preços, o setor de compras tem a missão primordial de realizar uma verdadeira investigação a respeito dos candidatos para, só então dizer qual deles é mais adequado para atender sua empresa. 

 

Pensando nisso, nós separamos 10 fatores essenciais a se considerar na hora de selecionar um fornecedor.

 

Aqui você vai ver:

  • Como selecionar fornecedores ideais para o seu negócio?
  • 9 fatores essenciais para selecionar seus fornecedores
  • 1. Política e valores
  • 2. Estrutura e Histórico
  • 3. Expertise
  • 4. Credibilidade
  • 5. Qualidade
  • 6. Preço
  • 7. Suporte
  • 8. Localização
  • 9. Prazos
  • 10. Flexibilidade

 

Vamos lá?

 

Como selecionar fornecedores ideais para o seu negócio?

 

Para selecionar um bom fornecedor é preciso avaliar preço, qualidade, suporte e prazo.

 

Esses 4 itens estão na bíblia de todo gestor de compras, mas não são os únicos. 

 

Matéria-prima de baixa qualidade, entrega com atraso e falta de suporte por parte de um fornecedor podem gerar grandes dores de cabeça para uma empresa, então é preciso além e investigar a fundo cada um dos candidatos.

 

Por isso, vamos ver em detalhes esses e outros fatores essenciais para o processo de compras:

 

10 fatores essenciais para selecionar seus fornecedores

 

1. Política e valores

 

Na hora de selecionar um fornecedor para sua empresa, priorize os que tenham valores alinhados aos seus. 

 

Se, na sua empresa, você trabalhe para garantir uma produção sustentável e que respeite o meio ambiente, por exemplo, prefira os candidatos que também defendam este objetivo. 

 

Fazendo isso, além de garantir um melhor relacionamento e evitar conflitos com o fornecedor, você ainda reforça para o seu cliente final quais são os ideais do seu negócio.

 

2. Estrutura e Histórico

 

Antes de fechar com um fornecedor avalie sua estrutura e histórico.

 

Isso inclui características como:

 

- Tempo de mercado - Nem sempre o tempo de atividade define uma empresa, mesmo assim é importante avaliar esse dado e descobrir se neste período a empresa teve evolução. Isso é um indicativo essencial da qualidade de gestão deste fornecedor.

 

- Capacidade produtiva - Esse fornecedor será capaz de atender às especificações da sua empresa no tempo e com a qualidade exigida?

 

- Matéria-prima utilizada - Quais materiais ele usa para desenvolver o produto que sua empresa irá adquirir dele? Eles atendem aos seus critérios de qualidade e são compatíveis com as suas políticas?

 

  • Estabilidade financeira - Este fornecedor está bem financeiramente? Há alguma chance de ele quebrar em meio a um contrato e não honrar seus pedidos com a qualidade e prazo combinados? Peça para ver os balanços e principais números da companhia antes de fechar. 

 

3. Expertise

 

Verifique se o candidato a fornecedor tem a habilidade técnica para oferecer uma solução que esteja dentro das normas do seu negócio.

 

Neste ponto, algumas características importantes de se avaliar são: o portfólio do fornecedor, o currículo dos gestores e a existência de premiações, certificações e 

matérias na imprensa geral sobre a empresa.

 

4. Credibilidade

 

A credibilidade de um fornecedor é essencial na hora de decidir ou não por ele e, para descobrir isso, nada mais adequado que observar os clientes que ele já atende.

 

Solicite o contato desses clientes e ligue para verificar o nível de satisfação deles em relação ao serviço oferecido. 

 

Se ele presta serviço a clientes de grande porte e renome, por exemplo, isso já é um bom indicativo da sua capacidade.

 

Além disso observe o segmento dos clientes que ele presta serviços. Se ele tem vários clientes do seu segmento na cartela, isso pode atestar que ele tem boas qualidades para te atender também.

 

5. Qualidade

 

A qualidade está entre os fatores essenciais de se observar na hora de escolher um fornecedor para sua empresa, conforme já mencionamos antes.

 

E não é pra menos, a qualidade do produto oferecido pelo fornecedor é a mesma que o seu público receberá também.

 

Para ter certeza da qualidade do fornecedor que você está considerando fechar, solicite que ele encaminhe amostras do que ele produz para que a equipe técnica da sua empresa possa analisar.

 

Além disso, fale com outros clientes dele e pergunte se os produtos entregues a eles correspondem às amostras enviadas.

 

6. Preço

 

O preço é outro fator essencial se se analisar na hora de escolher um fornecedor

 

Neste ponto a primeira regra é: desconfie de valores muito baixos!

 

Por outro lado, também não é indicado perder tempo questionando preços muito acima da média. Não há qualidade que justifique valores muito além dos comumente praticados no mercado. 

 

É essencial considerar que o valor que você gastar com o fornecedor deve ser menor que o valor que você normalmente tira com suas vendas. Só assim você conseguirá cobrir todos os seus custos e ainda garantir uma margem de lucro.

 

Vale lembrar também que você pode negociar preços e condições de pagamento com seus fornecedores. Quanto maior e melhor a relação com eles, mais chances de conseguir descontos na aquisição de materiais e renovações de contratos.

 

7. Suporte

 

Verifique se o fornecedor tem um bom suporte, quais canais ele tem disponíveis, se responde rápido e se os tomadores de decisão lá dentro são de fácil acesso.

 

Esse também é um ponto importante de se perguntar aos outros clientes deste fornecedor, principalmente se o serviço que ele oferece demanda apoio técnico, reposição de peças ou manutenção constante, por exemplo. 

 

8. Localização

 

Ter um fornecedor próximo e que tenha um estoque local pode facilitar bastante, principalmente se você tiver uma demanda fora do planejado e precisar de fornecimento extra com rapidez. 

 

Porém, como nem sempre isso é viável (às vezes sua empresa precisa de um produto muito específico que precisa ser importado de outras cidades, estados e até países), um ponto muito importante de se observar é o frete.

 

Existem vários fatores que podem alterar o custo e tempo de entrega, então coloque na ponta do lápis:

- Qual será a forma de entrega? O fornecedor tem frota própria ou usa transportadora?

- A entrega será feita por via terrestre, aérea ou marítima?

- Qual será a tributação em cima da importação?

 

Considerando tudo isso fica mais fácil avaliar a relação custo-benefício deste fornecedor

 

9. Prazos

 

O prazo é outro aspecto fundamental de se avaliar na hora de selecionar um fornecedor.

 

Quanto a isso, na hora que estiver realizando a cotação, deixe claro para os candidatos a fornecedor quais são as necessidades da sua empresa. Desta forma não há riscos de você ficar sujeito às condições dele.

 

Verifique se ele trabalha com quantidades mínimas e condições especiais de entrega, por exemplo. 

 

Lembre-se: se o seu fornecedor atrasar a sua entrega, você também atrasará a entrega do seu cliente e isso é inadmissível.

 

10. Flexibilidade

 

Apesar de ser importante já prever para o fornecedor a demanda de entrega que a sua empresa precisará a cada período, também é essencial que os seus fornecedores sejam flexíveis e possam te atender no caso de algum imprevisto ou demanda extra.

 

Então esse também é um ponto importante de se avaliar na hora de selecionar um fornecedor.

 

Se ele demonstrar ter um processo engessado que não aceita atender os imprevistos da sua empresa caso necessário, descarte-o.

 

Além disso, pode acontecer de você precisar de um insumo, mas só conseguir pagar o valor total após receber do seu cliente, então, é necessário saber se o seu fornecedor é parceiro a ponto de aguardar esse prazo, uma vez que ele também tem seus fornecedores.

 

Enfim chegamos ao fim deste material!

 

Como vimos, a reputação e a percepção da imagem da sua empresa estão estreitamente ligadas a qualidade dos seus fornecedores, por isso, selecione fornecedores que você tenha orgulho de divulgar para os seus clientes.

 

Aqui na Mazzucco por exemplo, trabalhamos com fornecedores de peso como a Sun Chemical e a Kodak, tudo para garantir rótulos de qualidade, resistência e destaque e temos orgulho de mencionar isso em todas as nossas comunicações.

 

Selecione fornecedores assim também!

 

Esperamos que, com essas dicas, você consiga contratar os melhores fornecedores para atender o seu negócio com qualidade e eficiência!

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os seus colegas de ramo e fique ligado no nosso blog porque sempre teremos materiais de qualidade para você!


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento