Para selecionar um bom fornecedor é preciso considerar fatores como os valores da empresa, sua estrutura, histórico, expertise, credibilidade, qualidade, preço, suporte, localização, prazo e flexibilidade.
Você sabia que a qualidade dos fornecedores está entre os critérios que um potencial cliente avalia antes de fechar com a sua empresa?
Pois é!
Além disso, os fornecedores que você seleciona para atender ao seu negócio podem influenciar diretamente na qualidade e agilidade dos seus serviços e na sua vantagem competitiva frente ao mercado.
É por isso que fechar com o primeiro contato que responder seu pedido de cotação com uma proposta barata, definitivamente, não é um boa ideia.
Mais que simplesmente fazer uma cotação de preços, o setor de compras tem a missão primordial de realizar uma verdadeira investigação a respeito dos candidatos para, só então dizer qual deles é mais adequado para atender sua empresa.
Pensando nisso, nós separamos 10 fatores essenciais a se considerar na hora de selecionar um fornecedor.
Aqui você vai ver:
Vamos lá?
Para selecionar um bom fornecedor é preciso avaliar preço, qualidade, suporte e prazo.
Esses 4 itens estão na bíblia de todo gestor de compras, mas não são os únicos.
Matéria-prima de baixa qualidade, entrega com atraso e falta de suporte por parte de um fornecedor podem gerar grandes dores de cabeça para uma empresa, então é preciso além e investigar a fundo cada um dos candidatos.
Por isso, vamos ver em detalhes esses e outros fatores essenciais para o processo de compras:
Na hora de selecionar um fornecedor para sua empresa, priorize os que tenham valores alinhados aos seus.
Se, na sua empresa, você trabalhe para garantir uma produção sustentável e que respeite o meio ambiente, por exemplo, prefira os candidatos que também defendam este objetivo.
Fazendo isso, além de garantir um melhor relacionamento e evitar conflitos com o fornecedor, você ainda reforça para o seu cliente final quais são os ideais do seu negócio.
Antes de fechar com um fornecedor avalie sua estrutura e histórico.
Isso inclui características como:
- Tempo de mercado - Nem sempre o tempo de atividade define uma empresa, mesmo assim é importante avaliar esse dado e descobrir se neste período a empresa teve evolução. Isso é um indicativo essencial da qualidade de gestão deste fornecedor.
- Capacidade produtiva - Esse fornecedor será capaz de atender às especificações da sua empresa no tempo e com a qualidade exigida?
- Matéria-prima utilizada - Quais materiais ele usa para desenvolver o produto que sua empresa irá adquirir dele? Eles atendem aos seus critérios de qualidade e são compatíveis com as suas políticas?
Verifique se o candidato a fornecedor tem a habilidade técnica para oferecer uma solução que esteja dentro das normas do seu negócio.
Neste ponto, algumas características importantes de se avaliar são: o portfólio do fornecedor, o currículo dos gestores e a existência de premiações, certificações e
matérias na imprensa geral sobre a empresa.
A credibilidade de um fornecedor é essencial na hora de decidir ou não por ele e, para descobrir isso, nada mais adequado que observar os clientes que ele já atende.
Solicite o contato desses clientes e ligue para verificar o nível de satisfação deles em relação ao serviço oferecido.
Se ele presta serviço a clientes de grande porte e renome, por exemplo, isso já é um bom indicativo da sua capacidade.
Além disso observe o segmento dos clientes que ele presta serviços. Se ele tem vários clientes do seu segmento na cartela, isso pode atestar que ele tem boas qualidades para te atender também.
A qualidade está entre os fatores essenciais de se observar na hora de escolher um fornecedor para sua empresa, conforme já mencionamos antes.
E não é pra menos, a qualidade do produto oferecido pelo fornecedor é a mesma que o seu público receberá também.
Para ter certeza da qualidade do fornecedor que você está considerando fechar, solicite que ele encaminhe amostras do que ele produz para que a equipe técnica da sua empresa possa analisar.
Além disso, fale com outros clientes dele e pergunte se os produtos entregues a eles correspondem às amostras enviadas.
O preço é outro fator essencial se se analisar na hora de escolher um fornecedor.
Neste ponto a primeira regra é: desconfie de valores muito baixos!
Por outro lado, também não é indicado perder tempo questionando preços muito acima da média. Não há qualidade que justifique valores muito além dos comumente praticados no mercado.
É essencial considerar que o valor que você gastar com o fornecedor deve ser menor que o valor que você normalmente tira com suas vendas. Só assim você conseguirá cobrir todos os seus custos e ainda garantir uma margem de lucro.
Vale lembrar também que você pode negociar preços e condições de pagamento com seus fornecedores. Quanto maior e melhor a relação com eles, mais chances de conseguir descontos na aquisição de materiais e renovações de contratos.
Verifique se o fornecedor tem um bom suporte, quais canais ele tem disponíveis, se responde rápido e se os tomadores de decisão lá dentro são de fácil acesso.
Esse também é um ponto importante de se perguntar aos outros clientes deste fornecedor, principalmente se o serviço que ele oferece demanda apoio técnico, reposição de peças ou manutenção constante, por exemplo.
Ter um fornecedor próximo e que tenha um estoque local pode facilitar bastante, principalmente se você tiver uma demanda fora do planejado e precisar de fornecimento extra com rapidez.
Porém, como nem sempre isso é viável (às vezes sua empresa precisa de um produto muito específico que precisa ser importado de outras cidades, estados e até países), um ponto muito importante de se observar é o frete.
Existem vários fatores que podem alterar o custo e tempo de entrega, então coloque na ponta do lápis:
- Qual será a forma de entrega? O fornecedor tem frota própria ou usa transportadora?
- A entrega será feita por via terrestre, aérea ou marítima?
- Qual será a tributação em cima da importação?
Considerando tudo isso fica mais fácil avaliar a relação custo-benefício deste fornecedor
O prazo é outro aspecto fundamental de se avaliar na hora de selecionar um fornecedor.
Quanto a isso, na hora que estiver realizando a cotação, deixe claro para os candidatos a fornecedor quais são as necessidades da sua empresa. Desta forma não há riscos de você ficar sujeito às condições dele.
Verifique se ele trabalha com quantidades mínimas e condições especiais de entrega, por exemplo.
Lembre-se: se o seu fornecedor atrasar a sua entrega, você também atrasará a entrega do seu cliente e isso é inadmissível.
Apesar de ser importante já prever para o fornecedor a demanda de entrega que a sua empresa precisará a cada período, também é essencial que os seus fornecedores sejam flexíveis e possam te atender no caso de algum imprevisto ou demanda extra.
Então esse também é um ponto importante de se avaliar na hora de selecionar um fornecedor.
Se ele demonstrar ter um processo engessado que não aceita atender os imprevistos da sua empresa caso necessário, descarte-o.
Além disso, pode acontecer de você precisar de um insumo, mas só conseguir pagar o valor total após receber do seu cliente, então, é necessário saber se o seu fornecedor é parceiro a ponto de aguardar esse prazo, uma vez que ele também tem seus fornecedores.
Enfim chegamos ao fim deste material!
Como vimos, a reputação e a percepção da imagem da sua empresa estão estreitamente ligadas a qualidade dos seus fornecedores, por isso, selecione fornecedores que você tenha orgulho de divulgar para os seus clientes.
Aqui na Mazzucco por exemplo, trabalhamos com fornecedores de peso como a Sun Chemical e a Kodak, tudo para garantir rótulos de qualidade, resistência e destaque e temos orgulho de mencionar isso em todas as nossas comunicações.
Selecione fornecedores assim também!
Esperamos que, com essas dicas, você consiga contratar os melhores fornecedores para atender o seu negócio com qualidade e eficiência!
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