Blog - Saiba como criar o logo ideal para a sua empresa Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Se você acha que está na hora de mudar o logo da sua empresa, talvez esse nosso artigo com dicas valiosas ajude você a chegar no melhor resultado.

Você já viu o primeiro logo da Apple. Não, não aquele da maçãzinha mordida que dez entre dez usuários de iPhone fazem questão de mostrar quando estão usando o aparelho. Existiu um antes desse que pouca gente conhece.

Dê uma pesquisada, vale a pena. Ele parece mais um rótulo de uma vinícola do que o logo de uma empresa de tecnologia. Deve ter sido por isso que ele foi trocado em menos de um ano.

Esse é um pequeno exemplo de como um logo deve estar relacionado ao segmento em que a sua empresa atua. Mais do que isso até, ele pode ter muito a ver com o que sua empresa defende. Veja o caso da Apple, famosa por seus aparelhos com design minimalista, até mesmo o fruto que a representa possui traços de uma simplicidade elegante.

Olhando por esse lado, será que o logo da sua empresa combina com o que ela é hoje? Para responder essa e outras perguntas, fizemos esse artigo para explicar o que deve ser levado em conta ao se criar um logo novo.

Se você quiser saber mais, basta seguir com a sua leitura.

 

1 - Fácil reconhecimento

Mesmo sem saber ler, algumas crianças são capazes de reconhecer os logos do McDonald’s, da Coca-Cola e da Disney? Sabe o motivo disso? Porque eles podem ser reconhecidos facilmente?

Às vezes, você nem precisa ver o logo para reconhecê-lo. Só de ler sobre um M amarelo gigante você saberá de qual empresa estamos falando.

Será que com o logo do seu negócio é assim? As pessoas olham para ele e já lembram dos seus produtos ou serviços. Se não é, deveria ser. Nessas horas, menos é mais. Fazer algo simples, sem muitos exageros, vai tornar o seu logo memorável.

 

2 - Confira os concorrentes

Talvez você já tenha percebido, mas algumas cores sempre se fazem presentes em determinados momentos segmentos. Empresas de alimentos sempre usam vermelho e/ou amarelo. Vai criar algo relacionado à ecologia? Então não pode faltar verde e marrom.

As fontes também seguem um padrão. Construtoras costumam usar letras em caixa-alta, uma forma de representar solidez e experiência. Já aquelas empresas que tentam soar mais amigáveis apelam para nomes com letras minúsculas.

Esse tipo de detalhe você nota pesquisando como são os logos dos seus concorrentes. Quais cores eles usam em comum? O que o design deles tem de semelhante? Se está dando certo para eles, não é vergonha nenhuma fazer o mesmo.

Mas você também pode dar uma de rebelde e ir para o lado oposto, inovar no seu visual comparado ao que eles fazem. Só cuidado para não causar estranhamento no seu público.

 

3 - Conte com a ajuda de quem entende

Quando você está com uma dor de dente, você não tenta resolver o problema por conta própria, né? Você marca uma consulta no dentista para identificar o que há de errado.

Com o seu logo não é diferente. Por mais que as suas intenções sejam boas, se você não for especializado em design gráfico, há grandes chances dele acabar virando uma piada na internet.

Designers e agências de publicidade estão aí para te ajudar a chegar num logo que seja atual, bonito e que tenha a ver com o seu negócio. Não tem porque querer economizar com algo que estará estampado em suas embalagens, materiais de divulgação e até na sua fachada.

 

4 - Variedade de aplicação

Pronto, agora o seu logo, criado por um profissional, está pronto. Agora é só mandar estampar ele em tudo que é lugar para todo mundo ver sua nova identidade, certo?

Nada disso, antes é preciso ver se o seu novo logo é aplicável nas mais diversas formas de mídia, como impressos, fachadas, redes sociais, vídeos e até naqueles brindes que a sua empresa deve distribuir no final do ano.

Afinal, do que adiantaria ter um logo bonito se ele não pudesse ser usado em praticamente tudo que for criado para a sua marca.

-

Pois é, criar um logo novo para a sua empresa exige muito trabalho e atenção, mesmo porque é algo que será usada para representar ela visualmente por muito tempo. Esperamos que essas dicas ajudem você a chegar em um que não só te agrade como também ajude as pessoas a te lembrarem do seu negócio.

E quando você tiver finalmente chegado a um logo que lhe agrade, não se esqueça de entrar em contato com a Mazzucco. O nosso Vivid Color é ideal para imprimir eles com cores vivas mantendo fidelidade dos tons que você escolheu.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento