Blog - Quando é a hora fazer o rebranding da sua marca? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Será que está na hora da sua empresa passar por um processo de rebranding? Confira neste artigo em quais situações talvez seja necessário fazer a renovação da sua marca.

 

Rebranding é um termo em inglês usado para quando uma marca se atualiza. E ele não se refere apenas à parte visual do negócio. É algo muito mais profundo do que isso. O rebranding também abrange a cultura da marca, como ela e também como os seus funcionários se comportam. Uma empresa adotar um tom mais otimista em suas mensagens também faz parte do rebranding dela.

A aversão ao rebranding costuma ser bastante comum em empresas mais tradicionais, com uma forte cultura familiar. Muitas pensam que estarão abrindo mão de sua identidade caso optem pela mudança. O que não faltam são exemplos de empresa que ficaram no passado por não saberem se renovar e se comunicar de acordo com os novos tempos.

Não há porque temer a mudança, mesmo porque o próprio mundo e a sociedade mudam constantemente. Um logo, uma identidade visual ou mesmo um jeito de falar com seus consumidores que funcionava tão bem antigamente, pode não ter a mesma efetividade nos dias de hoje.

A seguir, vamos listar alguns motivos do porque sua marca deve dar aquela repaginada no visual (e também no comportamento) dela. Confere aí e veja se já não está na hora de tentar algo novo.

 

Mudança de gestão

Essa é uma situação clássica quando o assunto é rebranding. Se a identidade anterior está fortemente ligada e até mesmo foi escolhida pelos antigos gestores, nada melhor que fazer algo realmente novo para marcar a nova fase da empresa.

A nova gerência pode também influenciar nos rumos e também na missão que a empresa tomou para si dali para frente, além da mensagem que ela deseja passar para os consumidores e também para o mercado.

Uma nova gestão vem acompanhada de novos objetivos e repensar a comunicação visual é uma forma eficaz de comunicar essa renovação para todos que possam se interessar pelo trabalho que sua empresa desenvolve.

 

Mudança de público-alvo

Nesse caso, não tem a ver só com mudar o público que você deseja para sua marca, mas também com expandir a atuação dela para outros.

Digamos que sua marca sempre teve como público-alvo pessoas mais simples e com menos poder aquisitivo, mas decide que agora ela também irá se focar em uma classe com mais dinheiro. Não dá para continuar usando a mesma comunicação e tendo a mesma identidade visual.

É o que, por exemplo, aconteceu com as Havaianas. Se antes ela era usada majoritariamente por pessoas mais pobres, depois de um belo trabalho de rebranding e reposicionamento de mercado, seus chinelos começaram a ser vistos como itens de desejo e a marca se tornou uma espécie de grife.

Quer novos consumidores? Não se esqueça de apostar numa nova marca!

 

Atualização da identidade

Como citamos anteriormente, tudo muda. As pessoas mudam, o mundo muda e até o jeito de se comunicar com seu público. Um logo que funcionava tão bem 50 anos atrás, nos primórdios de uma empresa, pode não ter o mesmo apelo hoje.

Atualizar uma identidade passa a mensagem de que sua marca soube se modernizar com o tempo e que ela não ficou parada nele. As pessoas vão ver uma marca que respeitou suas origens, mas que também está de braços abertos para o futuro.

 

Estes são apenas alguns motivos do porquê sua marca deve considerar seriamente fazer um rebranding. Se ela já fez, entre em contato com a Mazzucco para imprimir suas novas embalagens. Nossas cores 3 vezes mais intensas vão chamar a atenção de todo mundo para sua mudança.


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