Blog - Qual a importância das cores nos rótulos dos produtos? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Neste artigo, vamos falar sobre o significado das cores, já que elas são essenciais na hora de criar o rótulo de um produto.

É claro que a composição do rótulo deverá ter relação direta com as características e objetivos da marca, mas o nosso intuito aqui, é apenas mostrar como é possível chamar a atenção e transmitir sensações ao público, por meio das cores. Inclusive, existe a chamada Psicologia das Cores, já ouviu falar?

E tudo isso exerce um grande poder na decisão de compra do cliente. Sabemos que o rótulo atua como um “cartão de visita”, ou seja, antes mesmo do consumidor provar a qualidade do seu produto, ele será atraído ou não pelo rótulo. 

Mas será que você está comunicando a mensagem correta e assertiva ao seu público, a ponto de fazer o seu produto se destacar entre os demais que estão nas prateleiras? 

Para descobrir isso, é necessária a orientação de profissionais especializados, e aqui falaremos apenas das cores mais conhecidas, afinal, a lista de cores que conseguimos enxergar é imensa, que se divide entre: cores primárias, secundárias e terciárias. 

Então, vejamos as principais!

Cor Azul

A cor azul faz alusão à nobreza e pode ser utilizada para passar as sensações de serenidade, calma, tranquilidade, espiritualidade e harmonia. Aliás, os tons azulados podem favorecer a redução da pressão arterial e da circulação sanguínea. O azul, que também representa céu e água, está entre as cores favoritas do povo ocidental.

Mas atenção! Por ser uma cor fria, alguns tons de azul também podem estar relacionados à apatia ou depressão.

Cor Amarela

A cor amarela é quente, remete à luz, criatividade, raciocínio, calor, otimismo, riqueza, alegria. Ela promove mais atenção e concentração.

Mas ela também pode causar a sensação de ansiedade, caso seja usada de forma excessiva. 

Cor Roxa

A cor roxa é resultante da mistura do vermelho com azul. Ela pode estar ligada à espiritualidade, religião, mistério e misticismo. Em exagero, o roxo pode passar a sensação de melancolia e introspecção. 

Cor Preta

A cor preta faz alusão à ausência de luz, pode ser símbolo de sofisticação e elegância, mas pode também estar relacionada com luto e isolamento.

Cor Verde

A cor verde tem relação com o sentimento de esperança e boas energias, lembra natureza, liberdade, vitalidade, juventude, renovação, crescimento, saúde e dinheiro, por exemplo. 

Além disso, o verde, por ser uma cor fria, pode trazer a sensação de seriedade e alguns tons de verde também podem apresentar um efeito calmante e reconfortante. 

Cor Vermelha

O vermelho é a cor da paixão, fogo, amor e passa uma sensação de energia. É uma cor quente, que também pode estar relacionada aos conceitos de revolução, violência e poder, por exemplo.

Cor Branca

A cor branca remete à paz, clareza, purificação, calma, equilíbrio. Na cultura ocidental pode passar a sensação de alegria, porém, na oriental, está associada com o luto.

Cor Rosa

A cor rosa em tons mais claros faz alusão à delicadeza, ternura, suavidade e inocência. Já os tons de rosa mais escuros podem estar relacionados à sensualidade e ao romantismo. 

Cor Marrom

O marrom é a cor da terra e pode estar associada à maturidade, segurança, natureza, simplicidade, calma, conforto, qualidade e estabilidade. 

Cor Cinza

O cinza é uma cor neutra, que pode remeter tanto à ausência de emoções, quanto à sensação de solidão e tristeza. Ela também pode transmitir maturidade, eficiência e estabilidade.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento