Ter uma identidade visual bem planejada é o sonho de qualquer marca. Muitas empresas passam anos atrás de uma, mas nem todas conseguem chegar a um resultado satisfatório. Já outras conseguem emplacar uma identidade marcante assim que são lançadas.
Quer saber o que é uma identidade visual eficiente? Às vezes você nem precisa ver ela de fato para identificar, uma simples descrição já basta.
Se eu te falar que vi um anúncio vermelho e branco com um logo de fonte cursiva e um urso polar, talvez você até fique com sede. E também ficará com fome se falar de uma caixinha vermelha e amarela com um M gigante estampado. Afinal, são descrições que remetem instintivamente à Coca-Cola e ao McDonald's.
E nem foi necessário ver nenhuma das peças citadas, a simples descrição do que fazia parte delas já foi o suficiente para você identificar as marcas responsáveis por ela.
De forma simplificada, é isso que é identidade visual são os elementos que, em conjunto, representam visualmente uma marca. Neste artigo vamos explicar quais são eles, assim você poderá analisar se a sua identidade visual está completa ou não.
E aí, vamos lá?
Cores
Como não poderia deixar de ser, as cores são uma parte importante da identidade visual. Elas estarão nos seus materiais de divulgação, na sua embalagem e na comunicação interna da sua empresa.
Mas não pode ser qualquer cor. Não é porque você gosta de azul que vai colocar ele no logo da sua marca. É preciso escolher uma combinação de cores que faça sentido com a proposta da sua empresa e com o seu público.
Veja o caso do McDonald’s, por exemplo. O vermelho e o amarelo não estão lá por mero acaso. A combinação deles instiga a fome nas pessoas, e seus tons fortes dão a impressão de que uma unidade da rede de fast food é um local alegre e vibrante.
Tipografia
Diferente do que muitas pessoas podem pensar, as fontes não são todas iguais. Experimente mexer nas opções do seu editor de texto para conhecer algumas famílias de tipografia.
E cada uma delas passa uma impressão diferente. A Comic Sans é a fonte clássica que ninguém leva a sério, enquanto a Times New Roman passa um ar mais formal e maduro.
O mais recomendado é que a sua empresa fuja das tradicionais, optando por famílias tipográficas menos comuns no dia a dia. Ou se preferir, pode até criar uma nova família de fontes para a sua marca.
Formas
As formas também têm bastante impacto nas emoções dos seus consumidores. Dúvida? Por que você acha que o design dos produtos da Apple é tão minimalista? É para passarem a impressão de praticidade e inovação.
O uso de determinadas formas na comunicação do seu produto pode afetar a forma como ele é visto pelos seus consumidores. Enquanto linhas curvas e formas arredondadas são mais amigáveis, ângulos e linhas retas tendem a expressar solidez.
É preciso prestar atenção a esses detalhes, principalmente em relação ao logo, visto que ele é a representação visual da sua marca.
Logo
O logotipo é a combinação de todos esses elementos citados anteriormente. A reunião deles é a representação não só da sua marca, mas dos ideais que ela defende e da postura dela diante do público.
Um bom logo, além de transmitir a essência da sua empresa, também deve ser facilmente reconhecido. Se você se deparar com um M amarelo gigante enquanto estiver dirigindo durante a noite, saberá na hora que poderá comer um hambúrguer com fritas mais adiante.
E novamente você pensou na marca sem que fosse preciso falar o nome dela.
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Depois de ler esse artigo você deve estar se perguntando se a sua empresa tem uma boa identidade visual. Caso precise reimprimir seus rótulos para ele ficar dentro da proposta da sua marca, não deixe de falar com a Mazzucco. Nosso processo Vivid Color é o único que garante cores até 30% para os seus rótulos.
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