Blog - O que os 4 P’s do Marketing podem fazer pela sua empresa? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Antes de lançar o seu produto ou serviço, você pensou nele de acordo com os 4 P’s? Não sabe o que é isso e nem como fazer? Neste artigo da Mazzucco você vai aprender tudo sobre este conceito tão difundido.

Está tendo problemas com o seu produto? Às vezes o problema pode ser só a embalagem ou o rótulo, mas também pode acontecer de ser algo mais complexo que não será resolvido com um simples tapa no visual.

Vale sempre dar uma olhada nos 4 P’s do seu produto para saber se eles estão bem alinhados. Não sabe do que estamos falando? Sem problemas, a gente explica para você e ainda da exemplos para cada um deles.

 

O que são os 4 P’s?

Os 4 P’s formam o famoso Mix de Marketing, um conceito criado por Philip Kotler, considerado por muitos o Papa do Marketing, que resume as estratégias por trás de um produto em quatro P’s.

São eles:

  • Produto
  • Praça
  • Preço
  • Promoção


Muitos dos problemas com seu produto ou serviço serão sanados caso esses quatro pilares principais estejam devidamente alinhados. Um não é mais importante que o outro e todos devem ser analisados atentamente.

Agora vamos falar o que você deve levar em conta em cada um deles.

 

Produto

Não precisa ser literalmente um produto, como um sabonete que deixa a pele mais limpa ou um novo chocolate que será lançado no mercado. Este P se refere ao que a empresa vende, podendo ser inclusive um serviço, como uma faxina, segurança para eventos ou mesmo um cursinho de idiomas.

Podemos dizer que o produto é qualquer coisa é disponibilizado para ser consumido de alguma forma, tendo como foco as necessidades do público-alvo que você deseja atingir.

 

Pensar neste P é pensar em como o seu produto pode atender as necessidades do público e também em como ele pode se destacar dos concorrentes.

 

Praça

Não se engane, o P de Praça se refere ao lugar onde seu produto será vendido, ao ponto de venda em que ele estará disponível. E ele não precisa ser especificamente um ambiente físico. Com internet, este P ganhou uma nova abrangência, podendo se referir a sites, fanpages e outras ferramentas  disponíveis na web.

E pensar onde você vai vender seu produto é de extrema importância, pois, muitas vezes, é no ponto de venda que seu consumidor terá o primeiro contato ele ou até mesmo decidirá se vai comprá-lo.

Escolher a sua praça adequadamente significa que o seu produto estará onde os possíveis compradores estiverem. Por exemplo, se você tiver uma nova linha de azeites refinados, que custam mais do que os azeites convencionais, não faz sentido disponibilizar ele em mercearias ou mercados de bairro, em vez disso, o mais recomendado seria uma grande rede de hipermercados ou uma loja de especiarias.

Preço

Com esse P não tem pegadinha, ele se refere ao valor que você irá cobrar pelo que você está vendendo. Você precisa de um preço que os seus clientes considerem justo pelo que você está oferecendo, mas que também garanta a sobrevivência da sua empresa.

O preço que você irá estabelecer também é uma de posicionar o seu produto no mercado. Voltemos ao exemplo do azeite refinado. Digamos que ele seja um produto diferente dos outros azeites e óleos, podendo ser comparado aos que são usados por chefs renomados e restaurantes premiados.

Não faria sentido cobrar o mesmo preço das opções mais simples do mercado, poderia até mesmo trazer prejuízo para você.

 

Promoção

Esse é outro P que pode fazer as pessoas se enganarem. A promoção aqui não do tipo “leve 3, pague 2”, mas sim de promover o seu produto. Como você vai divulgar ele? Como vai fazer para as pessoas ficarem sabendo dele?

Você pode divulgar ele na TV, nas redes sociais, em revistas, no rádio ou até mesmo no próprio ponto de venda. Toda mídia tem valor desde que esteja devidamente alinha com o seu público.

Mas é importante estar onde seu público está. Falamos de redes sociais, cada uma delas tem uma perfil diferente de usuário. Não adianta você ter um produto ou serviço destinado a um público mais velho e divulgá-lo no TikTok, que os usuários são majoritariamente adolescentes.

Traçar uma boa estratégia de divulgação pode fazer toda diferença nas vendas da sua empresa.

 

Há quem defenda que uma boa estratégia envolve outros P’s, como Público-Alvo, Processos, Posicionamento e etc. Mas os quatro que foram citados neste artigo são os principais. Nunca parou para pensar em como seu produto se encaixa dentro deles? Então a hora é agora!

 


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento