Blog - O que é uma estratégia Omnichannel e como fazer uso dela? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Vamos voltar um pouco no tempo. Antes a única forma de ter contato com uma marca era indo a uma loja e comprando os produtos dela. Se ele fosse bom, você compraria mais quando acabasse e até poderia recomendar para algum conhecido. Se fosse ruim, passaria para as opções dos concorrentes.

 

Aí vieram os catálogos. Claro, dependendo do tipo de produto que uma empresa vende, não faria sentido fazer impressos do tipo. Mas para cosméticos, eletrodomésticos e potes de plástico foi uma estratégia que funcionou muito bem.

 

As vendas por telefone vieram logo em seguida, às vezes ligando para os clientes e às vezes pedindo para eles ligarem.

 

Algum tempo depois os sites ganharam força total, permitindo que as pessoas fizessem suas compras sem sair de casa. E, como você já deve imaginar, surgiram os apps que tornaram esse processo de compra ainda mais fácil.

 

E o surgimento de cada uma dessas alternativas de vendas também acompanhou o uso delas para a promoção dos produtos. Além dos catálogos de vendas, a divulgação impressa também inclui anúncios em revistas e jornais. Junto com os sites também há os pop-ups e posts para promover marcas e produtos.

 

Mas você deve estar pensando:

  • Certo, o hábito de consumir marcas e produtos, mas o que isso tem a ver com estratégia Omnichannel?

 

Ora, tem tudo a ver!



A definição de estratégia Omnichannel

A melhor forma de definir a estratégia Omnichannel é dizer que ela é um procedimento de vendas multicanal que visa oferecer aos consumidores a experiência de compra ideal. Ou seja, é uma maneira de integrar PDVs, propagandas, redes sociais, site, atendimento ao consumidor e outros pontos de contato com seu consumidor de forma coesa.

 

O Omnichannel é muito mais sobre entender o seu público e se comunicar com ele através dos canais da sua marca do que sobre atingir o maior número possível de pessoas.

 

Quanto maior a integração entre os múltiplos canais da sua empresa com o consumidor, maior será a familiaridade dele durante a experiência de consumidor.



Colocando o Omnichannel em prática

Beleza, mas como fazer o Omnichannel acontecer para a sua marca?

 

Bom, você pode começar aos poucos, incluindo o site e outros canais de contato nas propagandas dos seus produtos, divulgando as redes sociais nas embalagens, usando as redes sociais para ensinar formas de usar o seu produto.

 

Por exemplo, caso a sua marca tenha um achocolatado, você pode colocar a imagem de uma receita na embalagem junto com um QR code direcionando para uma página do seu site com os ingredientes e modo de preparo.

 

Lá, o seu consumidor poderá ser apresentado aos seus outros produtos, seus canais de atendimento aos clientes e também conhecer as suas redes sociais. Tudo usando uma linguagem que seja condizente com o seu público.



O jeitinho da Disney

Como dissemos, sua empresa pode fazer isso aos poucos, integrando os canais dela um pouco de cada vez. Nem todo mundo pode ser a Disney que oferece uma ferramenta para o planejamento da viagem logo após a reserva do pacote.

 

Nos parques, tudo ao redor do público remete ao mundo mágico criado por Walt Disney, com direito a funcionários interpretando os personagens e comidas vistas nos filmes.

 

Até os ingressos foram abolidos e trocados por pulseiras de acesso, pois mais do que um parque de diversões, a Disney promove verdadeiras experiências de vida.

 

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Várias empresas já estão usando a estratégia Omnichannel, e você também pode apostar nele. Se precisar de novas embalagens para deixá-la mais amarrada, não deixe de entrar em contato com a Mazzucco!


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