Blog - O guia do rótulo Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Ele está no xampu, no desinfetante, no achocolatado e na caixa de clips, sempre com muita informação, cor e presença.

Estamos falando do rótulo!

Você já pensou o quanto este item, tão presente em nosso dia a dia, pode carregar uma grande responsabilidade?

É dele a função de identificar a qual marca pertence o produto, informar, em detalhes, tudo que contém dentro da embalagem e, de quebra, chamar a atenção do consumidor. E tudo isso sob o olhar rígido da fiscalização sanitária.

Dar conta de tudo isso em uma única peça é um desafio que preocupa até mesmo os empreendedores mais experientes.

E foi pensando nisso que a gente desenvolveu este guia!

Nele a gente fala um pouco sobre os principais tipos de rótulos, as especificidades de cada segmento, a importância de um bom design e como estar em dia com as determinações da vigilância sanitária.

Vamos entender um pouco mais sobre o universo da rotulagem?

Boa leitura!

Principais tipos de rótulo

 

Papel couchê

 

O rótulo em papel couchê é um dos mais populares do universo gráfico. Suas vantagens incluem baixo custo, brilho natural que destaca a impressão digital e qualidade superior a papeis comuns como o offset, por exemplo. A única desvantagem do papel couchê é que o material é sensível à água, não podendo assim ser utilizado em produtos que ficam expostos à umidade.

Rótulo adesivo

 

Rótulo adesivo é aquele que é colado sobre a superfície da embalagem. Ele tem grande aderência em diferentes tipos de base e pode ser produzido tanto em material opaco quanto transparente. O rótulo adesivo é bastante versátil e adaptável a vários tipos de produtos.

Vinil

 

O rótulo em vinil, seja fosco ou com brilho, é um dos mais resistentes do mercado. Ele pode ficar exposto a diversas condições climáticas sem desbotar ou se desintegrar. Por esse motivo é indicado para produtos de longa duração ou que sejam armazenados/manipulados em condições intensas. Além disso, esse tipo de rótulo contém contenção contra luz, o que faz dele uma boa escolha para rotular produtos sensíveis à iluminação.

Poliéster transparente

 

Um rótulo em poliéster transparente aplicado em uma embalagem também transparente é a combinação ideal para as marcas que querem deixar o conteúdo “à vista”. Com esse rótulo é possível destacar a marca e todas as informações do produto sem cobrir a visão do conteúdo.

Filme BOPP

 

O rótulo em filme BOPP é feito de polipropileno e é uma das escolhas mais populares quando se fala em alta resistência à umidade. Ele garante melhor aderência da tinta na impressão digital e pode ser transparente, brilhante, fosco ou metalizado. É importante destacar também que este tipo de rótulo não tem qualquer elasticidade, portanto só pode ser aplicado em embalagens não flexíveis como vidros e plásticos mais duros.

Manga

 

O rótulo manga é aquele que envolve a embalagem de um lado ao outro. Ele é feito em Polietileno de Baixa Densidade Linear, por isso também é conhecido pela sigla PEBDL. Este tipo de rótulo é bastante versátil e popular entre vários segmentos.

Principais segmentos e suas categorias

 

Alimentício e bebidas

 

Resistência

 

Produtos alimentícios podem ficar expostos a condições extremas como calor, frio e umidade intensos, por isso é indispensável que seus rótulos sejam altamente resistentes a fim de suportar todas essas adversidades sem descolar da embalagem, desintegrar ou desbotar.

Outra característica dos rótulos e embalagens de alimentos é que eles não podem, em condição alguma, alterar o odor ou sabor do conteúdo.

Há ainda os alimentos sensíveis à luz, para os quais um rótulo com proteção fotoluminescente seria a melhor escolha.

Legislação sanitária

 

Os rótulos dos produtos alimentícios devem informar:

✓ Nome descritivo do conteúdo;
✓ Peso;
✓ Ingredientes presentes na composição;
✓ Data de fabricação e validade;
✓ Lote;
✓ Tabela nutricional;
✓ Substâncias potencialmente alérgicas em destaque;
✓ Instruções/sugestões de preparo/consumo;
✓ Local de origem;
✓ Modo de armazenamento;
✓ Razão social e endereço das empresas envolvidas no processo de fabricação;
✓ Indicação quando não for recomendado a grupos específicos, como crianças menores de 2 anos, por exemplo;
✓ Orientação para ingerir com moderação e nunca antes de dirigir no caso de bebidas alcoólicas.

Design

 

Você já deve ter ouvido a expressão “comer com os olhos”, certo? Pois quando se fala em rótulo para produtos alimentícios é exatamente essa a ação que o produto deve estimular no consumidor.

O design de um rótulo de alimento precisa ser capaz de simular o aroma, sabor e textura do produto no imaginário do consumidor antes mesmo que ele o tenha provado, só por meio do apelo visual. E isso é possível por meio da combinação ideal de cores e elementos estimulantes.

Limpeza

 

Resistência

 

Os rótulos dos produtos de limpeza também enfrentam condições adversas: além de ficarem expostos à umidade constante, eles também podem acabar em contato com o próprio produto que, por ser geralmente químico, tem a possibilidade de afetar a impressão.

Por serem produtos passíveis de acidentes domésticos como alergias e intoxicação, é de extrema importância que as informações presentes nos rótulos permaneçam legíveis até que o conteúdo acabe.

Por esse motivo é importante escolher um rótulo capaz de resistir à umidade e possível contato com agentes químicos.

Legislação

 

Os rótulos dos produtos de limpeza devem informar:

✓ Nome descritivo do conteúdo;
✓ Peso;
✓ Ingredientes presentes na composição;
✓ Data de fabricação e validade;
✓ Lote;
✓ Químico responsável;
✓ Instruções em caso de alergia, ingestão ou contato acidental com pele, olhos e outras áreas sensíveis;
✓ Contato do centro de intoxicações mais próximo
✓ Instruções/sugestões de uso;
✓ Local de origem;
✓ Modo de armazenamento;
✓ Razão social e endereço das empresas envolvidas no processo de fabricação;
✓ Orientação para ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos;
✓ Informação se é inflamável.

Design

 

Os rótulos dos produtos de limpeza devem remeter à sensação de assepsia e higiene. Por este motivo os tons em azul e branco e o design clean e minimalista são bastante explorados neste segmento.

Cosméticos e higiene

 

Resistência

 

Assim como os produtos de limpeza, os rótulos de cosméticos como os xampus, condicionadores e sabonetes líquidos também podem ficar bastante expostos à umidade, motivo pelo qual um material resistente à água seja a melhor escolha para um rótulo deste segmento.
Além disso, tal como os produtos de limpeza, cosméticos também são passíveis de causar alergias, logo é importante que as informações presentes no rótulo continuem legíveis até que o produto acabe.

Legislação

 

Os rótulos dos produtos cosméticos devem informar:

✓ Nome descritivo do conteúdo;
✓ Peso;
✓ Ingredientes presentes na composição;
✓ Para que tipo de cabelo/pele é indicado;
✓ Data de fabricação e validade;
✓ Lote;
✓ Fármaco responsável;
✓ Instruções em caso de alergia, ingestão ou contato acidental com com áreas não recomendadas para o uso do produto;;
✓ Instruções/sugestões de uso;
✓ Local de origem;
✓ Modo de armazenamento;
✓ Razão social e endereço das empresas envolvidas no processo de fabricação;
✓ Orientação para ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos;

Design

 

O público do segmento cosmético pode ser masculino, feminino, adulto, teen, infantil, ter cabelo liso ou cacheado, pele seca ou oleosa, preferir produtos orgânicos ou industriais… Ou seja, as possibilidades para se explorar o design nesse universo são muitas! Vai de identificar qual o seu público-alvo e entender o que o atrai.


Conclusão

 

Um rótulo ideal deve resistir às condições de uso e armazenamento do produto, ser informativo e objetivo, estar adequado às exigências da legislação sanitária, fazer jus à identidade visual da marca e ser atrativo para o público.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

A Mazzucco está no mercado de rótulos desde 2005 e à disposição para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu produto!

Entre em contato com a gente!

Telefone 11 4025.3803

E-mail vendas1@mazzuccorotulos.com.br

R. Profa. Maria Salete de Castro Marmo, 460 - São Luiz


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento