Blog - Filmes e séries que todo profissional de marketing deveria conhecer Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Seja por apresentar o cotidiano dos profissionais da área ou por mostrar estratégias extremamente efetivas, há certos filmes e séries que precisam ser vistos por quem trabalha com marketing.

 

Chegar em casa, ligar a TV e assistir um filme ou uma série para relaxar é tudo de bom, ainda mais se você puder extrair algo além de entretenimento desses tipos de produções. Em momentos assim, além de nos divertirmos, também podemos aprender lições valiosas a serem empregadas no nosso dia a dia.

E com os profissionais de marketing não poderia ser diferente! Há uma imensidão de filmes e séries que ou retratam o cotidiano de profissionais da área ou fizeram uso de estratégias para chamar a atenção do público.

A seguir vamos citar algumas produções que com certeza têm bastante a ensinar aos entusiastas da área.



Mad Men

No momento em que decidiu ler este artigo, você sabia que encontraria Mad Men na nossa lista. E existe um motivo para isso: Mad Men é simplesmente a melhor produção já feita sobre o tema! Ao longo de sete temporadas vemos a evolução tanto da sociedade como das agências de publicidade, a queda das ilustrações e a ascensão das fotografias nas peças, a adoção da tecnologia e das pesquisas de público.

O protagonista Don Drapper também tem muito a nos ensinar. Vemos ele fazer uso da nostalgia, da nossa necessidade de aceitação, humanização das marcas, entre outras coisas que hoje são tão presentes na vida dos marketeiros.

E se todo esse conteúdo não fosse o suficiente, Mad Men ainda é embalada numa bela embalagem retrô dos anos 60. O que não faltam são ternos, carros e hábitos típicos daquela época. Não estranhe se vir algum personagem fumando ou bebendo durante o expediente de trabalho.

 

Obrigado Por Fumar

Famoso pela frase “Você nunca estará errado se argumentar corretamente”, Obrigado Por Fumar acompanha a vida do porta-voz de uma grande empresa de cigarros que precisa “maquiar” a verdade para que seus empregadores não pareçam tão maus aos olhos do grande público.

Vemos ele participando de programas de auditório, falando com um antigo cowboy garoto propaganda (alô, Marlboro) e até negociando com estúdios de cinema para que os cigarros estejam presentes em algumas produções.

Se esta proposta no mínimo inusitada não tiver chamado sua atenção, vale ressaltar que estamos falando de uma comédia de humor negro de mão cheia.



Chef’s Table e Abstract

Sim, são duas séries diferentes sobre dois assuntos completamente diferentes. Enquanto Chef’s Table fala de alta culinária, Abstract tem como tema central o design. Ainda assim, os dois programas não poderiam ser mais parecidos. Ambas acompanham a carreira de profissionais a cada novo episódio, seja um chef italiano aproveitando toda carne que um boi pode oferecer ou a figurinista que trabalhou em Pantera Negra e Infiltrado na Klan.

Ao longo de cada episódio entendemos como a criação e a vida de cada pessoa teve influência em suas criações. Numa era em que as máquinas fazem de quase tudo, Chef’s Table e Abstract ressaltam a importância do fator humano nas mais variadas formas de criação.

 

Universo Cinematográfico da Marvel

Se existe alguém que dominou o entretenimento nesta década, este alguém foi a Marvel Studios. E este feito só foi possível através de muito planejamento. Se hoje vemos filmes como Guerra Infinita e Pantera Negra arrastando multidões para as salas de cinema, boa parte disso se deve ao planejamento feito por eles ao longo dos últimos anos. O que era apenas uma piadinha no final dos créditos do primeiro Homem de Ferro hoje é um verdadeiro fenômeno cultural.

O case da Marvel nos ensina que um bom produto é importante, mas sem um bom planejamento nada é possível.



Gostou das nossas dicas? Sentiu falta de algum filme ou série? Conta aí pra gente qual foi.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento