Blog - Dicas essenciais para escolher as melhores ferramentas para o departamento de marketing Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Se antes o Marketing não tinha como mensurar resultados mais facilmente, hoje as ferramentas proporcionam muita praticidade. Basta escolher conforme seus objetivos, os recursos disponíveis, os preços e categorias.

 

Você é um profissional do Marketing ou trabalha com uma equipe da área? Trago verdades: talvez você precise se atualizar agora mesmo para não ser passado para trás!

 

Não podemos negar que a tecnologia revolucionou o marketing de maneira geral. Métricas, apuração e análise de dados são fundamentais para que o profissional desenvolva um excelente trabalho. Porém, é preciso se atualizar constantemente, já que a sua área é a que mais pede insights e assertividade.

 

Então que tal dar uma olhadinha nessas ferramentas para o departamento de marketing ideais para implantar no seu trabalho?

 

Por isso, nós preparamos este artigo, onde você vai conferir:

  • Como escolher as melhores ferramentas para o Marketing
  • Analise as categorias das ferramentas
  • Ferramentas de Marketing para pesquisa
  • 10 ferramentas para você investir se não conhece (ainda)

 

Vamos lá!

 

Como escolher as melhores ferramentas para o departamento de Marketing

Antes de tudo é fundamental saber quais os principais canais de ação para alcançar seu público, as estratégias escolhidas e como são os processos de cada uma. Analise itens como preço e formas de pagamento, quantidade de disparo de e-mails e quais são os recursos adicionais que a ferramenta oferece.

 

Outro ponto importante é verificar a usabilidade, pesquise mais antes de fazer o seu investimento.

 

Analise as categorias das ferramentas 

Quem trabalha no Marketing sabe que tem infinitas possibilidades disponíveis por aí. Analise quais ferramentas você precisa para o Marketing Digital, para a gestão de processos, para SEO, automação, para vendas e também para comunicação corporativa.

 

Ferramentas de marketing para pesquisa

Quem trabalha com marketing deve entender também que um estudo de dados proporciona muitas vantagens. As informações levantadas são capazes de criar novos segmentos, otimizar processos internos, elaborar as melhores estratégias para sair frente à concorrência, identificar oportunidades antes dos concorrentes, entre outros benefícios.

 

Para te ajudar nisso, selecionamos três ferramentas de pesquisa para você conhecer já!

 

Think with Google

Para estudar o mercado, vale a pena dar uma olhada no blog oficial do Google. Lá você encontra artigos, relatórios, dados sobre o mercado e consegue entender as novas tecnologias e o comportamento do consumidor.

 

Survey Monkey

O SurveyMonkey é uma ferramenta prática para fazer pesquisas quantitativas e qualitativas com base na coleta de dados com clientes. A plataforma te ajuda a elaborar questionários de acordo com os seus objetivos, com recursos bem simples.

 

Typeform

Agora se você quiser elaborar um questionário mais pessoal, te indico o Typeform! O objetivo dessa ferramenta é conseguir uma forma mais próxima de interação com o entrevistado. Além disso, seus formulários são mais elaborados que o Google Forms.

 

10 ferramentas para você investir se não conhece (ainda)

E finalmente chegamos na etapa com as ferramentas mais indicadas para um bom profissional do departamento de Marketing. Se você ainda não conhece alguma, vale a pena entender sua funcionalidade. Confira:

 

  1. SEMrush

Focada em análise e diagnóstico de websites, essa traz uma série de dados relevantes sobre SEO. Assim você consegue mapear o seu site e analisar com o da concorrência.

 

  1. Google Search Console

Este serviço gratuito é oferecido pelo Google para permitir que os usuários saibam como suas páginas são vistas pelos robôs da empresa. Por isso é muito indicada para quem possui um blog e precisa saber analisar o tráfego do site.

 

  1. Buffer

O Buffer é uma ferramenta que gerencia redes sociais e facilita a programação e acompanhamento de posts do Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest, Google+, entre outras.

 

  1. Mailchimp

Você utiliza e-mail marketing? Então certamente você vai precisar usar o Mailchimp. Muito simples e com ótimo custo-benefício, há diversas funcionalidades para facilitar a sua rotina.

 

  1. Canva

Se você não é um profissional de design ou não tem alguém disponível na equipe para te ajudar, essa ferramenta pode ser muito útil. Ela permite que você crie diversos elementos gráficos.

 

  1. RD Station

O RD Station é muito conhecido, já que reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de Marketing Digital e Inbound Marketing, já que é possível disparar e-mail marketing, criar landing pages, cuidar das redes sociais e da base de contatos.

 

  1. Hubspot

A Hubspot é muito indicada para quem precisa de um conjunto completo para marketing, vendas e atendimento ao cliente, lembrando que conta com um CRM totalmente grátis como base. 

 

  1. Thrive Leads

Está aí uma coisa que você precisa fazer: gerar leads. Que tal uma ferramenta pra isso? Conte com o Thrive Leads!

 

  1. Hootsuite

Quer gerenciar muitas contas nas redes sociais em pouco tempo? O HootSuite é um Network Management muito indicado para quem quer facilidade e agilidade.

 

  1. Moz

E agora a última dica! Se você precisa ver os dados importantes sobre o desempenho da sua página nos mecanismos de buscas, conte com a Moz.

 

Agora que você já tem uma lista de ferramentas, olhe uma por uma e veja o que vale mais a pena. Viu como é simples?

 

E para otimizar ainda mais seu trabalho e o desempenho do seu negócio, conte com empresas que te fornecem qualidade. A Mazzucco está aqui para te ajudar com rótulos e etiquetas!


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