Os concorrentes existem em todos os tipos de mercados e para todos os tamanhos de empresas, afinal, é preciso que exista variedade de produtos e serviços, para que o cliente tenha sua liberdade de escolha garantida.
Porém, é necessário saber lidar, de forma estratégica e saudável, com essa competitividade, sem precisar abaixar os preços, prejudicar a margem de lucro ou desvalorizar a sua marca.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como conviver com os concorrentes, sem ser “engolido” por eles.
Conheça quem são seus concorrentes
Atualmente, com a internet, fica bem mais fácil pesquisar sobre a concorrência, suas ações de branding, de vendas, as características dos públicos dos concorrentes e o preço dos seus produtos.
Pesquise, também, sobre empresas que você admira, mesmo que sejam de outros setores. Assim, é possível se inspirar para desenvolver ideias para a sua própria marca.
Mas lembre-se: nunca copie nada da concorrência. Preze sempre pela originalidade, porque uma marca com identidade própria, costuma ser muito mais valorizada pelo público.
Pesquise sobre o seu próprio público
Para se destacar da concorrência, é necessário conhecer o perfil dos seus próprios clientes, bem como listar quais são as dores e as necessidades apresentadas por eles.
Para isso, faça uma pesquisa de persona e procure entender quais os diferenciais que as pessoas esperam do seu produto ou serviço. Com essa pesquisa, também é possível enxergar novas possibilidades, lacunas e oportunidades no mercado.
Descubra suas forças e fraquezas
Você já ouviu falar sobre a análise de SWOT? Ela pode ser uma ferramenta útil para te ajudar a identificar quais são as forças e as fraquezas da sua marca e dos seus produtos e, assim, descobrir os pontos que você precisa corrigir ou evidenciar no seu negócio.
Você pode utilizar, também, outros métodos para planejar lançamentos, determinar metas e lidar com a concorrência, como a Matriz Ansoff, por exemplo.
Existem ainda, outras metodologias. Por isso, recomendamos que você pesquise sobre todas elas e verifique com qual você mais se identifica.
Marketing e branding são fundamentais
Invista em consultorias e serviços de profissionais de Marketing para tornarem a sua marca e os seus produtos visíveis no mercado, por meio da identidade, posicionamento, campanhas, anúncios, promoções e publicação de conteúdos em sites, blogs e mídias sociais. Evidencie seus benefícios e seus diferenciais.
Invista em embalagens e rótulos
Sim, é necessário investir na produção de etiquetas, rótulos e embalagens para os seus produtos.
E essa parte precisa ser feita de forma muito cuidadosa, dedicada e estratégica, sempre com a ajuda de profissionais especializados, afinal, por meio de um rótulo você pode conquistar definitivamente o seu cliente ou afastá-lo de vez, colocando tudo a perder em relação ao seu produto.
Para encantar o seu público, é preciso fazer um rótulo com material de altíssima qualidade, com cores e design estratégicos, atraentes e impactantes, que não passem despercebidos e sejam capazes de agregar valor à sua marca.
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