Blog - Como os podcasts podem beneficiar sua marca e seus produtos. Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Acredita que os podcasts são apenas uma moda passageira? Aí que você se engana! Em mais um artigo exclusivo, a Mazzucco revela como as marcas estão usando o poder deles a seu favor.

 

Se engana quem pensa que os podcasts são uma tendência ou uma febre: eles já se tornaram uma realidade. Todo dia, milhões de pessoas colocam seus fones de ouvido para ouvir que esses programas têm a dizer sobre assuntos variados. Na academia, no ônibus ou mesmo no trabalho, os podcasts ajudam as pessoas a se informarem e se distraírem.

 

Esse boom de popularidade dos podcasts se deu por causa dos streamings de áudio. Se antes era preciso baixar os arquivos ou entrar nos sites dos programas para dar play, agora basta instalar o Spotify, Deezer ou outro app de streaming para ter acesso a uma variedade imensa de programas.

 

E é imensa mesmo! Tem em muitos formatos e aborda diversos temas. Tem bate-papo, informativo, contando história. Se você ainda não ouviu nenhum, com certeza vai encontrar algum que combine com os seus gostos.

 

Sabe quem também vai curtir se ligar neles? É claro que sabe, você leu o título desse artigo! Isso mesmo, a sua marca e os seus produtos! A seguir, vamos aprofundar um pouco mais sobre como você pode usar os podcasts a favor da sua empresa.



1 - Que tal patrocinar?

Como comentamos, o que não falta hoje em dia são podcasts. Há sobre esportes, cultura pop, atualidades, história, humor e por aí vai. Então, por que não encontrar um que combine com o posicionamento da sua empresa e patrocinar?

 

Ainda está meio reticente e não se sente seguro para confiar totalmente nesse tal rádio da internet? Sem problemas, você pode patrocinar um episódio só para ver como serão os resultados.

 

Dá para colocar só uma propaganda no meio do episódio ou então fazer um programa inteiro voltado para sua marca. Um programa sobre hábitos saudáveis combinaria bastante com uma marca de sucos naturais. E um a respeito dos padrões de beleza ao longo da história teria tudo a ver com uma linha de produtos de beleza.



 2 - Colocando a mão na massa

Você também pode ir além, e fazer seu próprio podcast. Por serem fáceis e práticos de serem gravados, há empresas que resolvem elas mesmas fazerem os próprios podcasts. E não são poucas!

 

São editoras, emissoras de TV, marcas de refrigerantes e por aí vai. O bom de você fazer seu próprio podcast, é que você não fica refém do formato de terceiros. É a sua empresa que vai decidir a duração, a periodicidade e o estilo.

 

E não se preocupe se o primeiro não ficar tão bom, conforme forem saindo os novos episódios, os envolvidos irão pegando o jeito. Só não pode se esquecer de divulgar ele, para todo mundo ficar sabendo. Vale usar as redes sociais, materiais promocionais e até a embalagem (se optar por esse último, não se esqueça de falar com a Mazzucco). Afinal, se você tem um podcast, é porque faz questão de ser escutado.

 

3 - Uso interno

Muita gente não sabe, mas há empresas que usam podcasts internamente. Por serem fáceis de serem produzidos e simples de serem consumidos, eles podem servir como uma estratégia de endomarketing para atualizar e se comunicar com seus colaboradores.

 

Com ele, dá para abordar diversos assuntos que são de interesse de todos, como novidades, avisos, aniversariantes, novos funcionários e muito mais. Todo mundo vai querer participar. Sua comunicação interna só tem a ganhar!

 

O que não faltam são formas de a sua empresa usar os podcasts. Aqui detalhamos as principais, mas há outras que podem ser exploradas. E aí, já decidiu qual vai ser?

 


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