Blog - As embalagens interativas já existem e são uma realidade Mazzucco Rótulos e Etiquetas

As embalagens interativas vieram para revolucionar a relação dos consumidores com o seu produto. Entenda mais sobre elas e saibda como você pode usá-las.

 

Está muito enganado quem pensa que embalagens servem apenas para guardar produtos e protegê-los. Dependendo da criatividade da marca, as embalagens podem ser usadas para muito mais que isso.

 

Veja, por exemplo, algumas marcas de produtos alimentícios, que usam suas embalagens para divulgar promoções ou até mesmo ensinar receitas novas aos consumidores. Mas esse é o jeito “tradicional” de usar as embalagens como mídia.

 

Com a chegada de tecnologias cada vez mais avançadas, até mesmo as embalagens podem se modernizar. Hoje, todos carregamos um pequeno aparelho tecnológico multiuso em nossos bolsos e ele pode ser usado em benefício da sua empresa.

 

E algumas empresas, já de olho nisso, criam embalagens que podem ser exploradas pelo seu público. A seguir vamos comentar duas opções usadas por elas e que também podem ser usadas por você.

 

QR Code

Esse já é um velho conhecido de uma parte das pessoas e já está presente em várias embalagens por aí, chegando até mesmo a fazer algumas pessoas pensarem que eles se tratam de um novo tipo de código de barras.

 

Nada disso, os QR Codes foram inicialmente desenvolvidos pela indústria automotiva para rastrear automóveis durante o processo de fabricação. Mas com o passar do tempo, eles foram ganhando o mundo e hoje estão sendo usados por todos os tipos de empresas.

 

Sua maior utilidade é o fácil acesso a sites ou páginas na internet. Por exemplo, se sua empresa estiver fazendo uma promoção e precisa que seus clientes entrem em um site para fazer a inscrição, pode muito bem colocar um QR Code na embalagem do seu produto. Aí quando ele for lido pelo celular de alguém, irá direcionar a pessoa automaticamente para a página da promoção.

 

E recentemente ele vem sendo usado para vídeos. Pode ser uma opção para marcas de itens de cozinha que desejam inovar com as tradicionais receitas na embalagem, mostrando em um vídeo como elas devem ser preparadas.

 

Realidade aumentada

Agora vamos falar de uma espécie de evolução dos QR Codes, algo que leva as embalagens interativas para um outro nível.

 

A Realidade Aumentada é uma dessas tecnologias que pode mudar para sempre a relação das pessoas com os produtos que elas consomem. Ela parece ter saído de algum tipo de filme ou série de ficção científica, podendo fazer o público imergir no universo daquela marca.

 

Basta apontar a câmera do celular para um ponto específico que o consumidor terá uma surpresa. Pode ser um personagem se interagindo com o consumidor na tela celular  ou a movimentação dos elementos da embalagem. Imagina, alguém fazendo compras no supermercado, consultando a lista no celular e aí decide apontar a câmera dele para uma embalagem com Realidade Aumentada, a surpresa que vai ser!

 

O problema das ações usando Realidade aumentada é que elas levam tempo para serem desenvolvidas. Há todo um trabalho de animação e interação com o usuário por trás dessas ações.

 

Mas também há uma certa facilidade. Se mudar as embalagens de toda sua linha de produtos pode custar caro, fazer uma atualização desses conteúdos digitais “estampados” nos seus produtos é muito mais fácil e barato. Sem falar que sua empresa pode mudar as interações de acordo com diferentes épocas do ano, fazendo uma para o Natal, outra para a Páscoa, uma para o Dia das Bruxas e assim por diante.

 

-

 

O futuro chegou e até mesmo embalagens, que são vistas como algo simples pelos consumidores, podem se tornar verdadeiras experiências de interação com a sua marca. E aí, que tal trazer ela para futuro?


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento