Blog - As diferenças entre as embalagens de ontem e de hoje Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Por que será que hoje as embalagens são mais coloridas, fáceis de usar e feitas de materiais diferentes? Vem ler o nosso artigo exclusivo para descobrir!

 

Seja nos produtos que usamos, na sociedade ou mesmo nas pessoas, tudo muda com o passar do tempo. Vamos adquirindo novos hábitos, descobrindo novas necessidades e deixando de lado outras que não são mais tão importantes para nós. Não vivemos como nossos antepassados assim como nossos descendentes não viverão como nós.

 

E com as embalagens é a mesma coisa! Elas mudaram bastante ao longo dos anos e vão continuar mudando pelos mais diferentes motivos. Algumas ficam mais coloridas, outras adquirem curvas e formas diferentes e por aí vai.

 

Mas essas mudanças não acontecem por puro e simples modismo. A maioria delas acontece pensando no melhor para você, consumidor. Para você ter uma experiência mais agradável com o produto em questão e use-o da melhor forma possível.

 

Está curioso para saber quais foram essas mudanças e as razões delas terem acontecido? Continue lendo nosso artigo que nós contamos tudo para você.



1 - Material e composição

Lembra quando molhos de tomate, creme de leite e mais um monte de alimentos eram comercializados em latas? Lembra quando boa parte dos refrigerantes eram vendidos em garrafas de vidro? Há quem fique nostálgico pensando nisso, lembrando daquela garrafa de vidro de Coca-Cola trincando de gelada.

 

Mas o tempo passou e algumas embalagens ficaram para trás. As razões são as mais variadas possíveis. Pode ser por segurança, para evitar que as pessoas se machuquem manuseando elas. Pode ser para aumentar a validade do produto. Ou pode ser por razões ecológicas, já que boa parte dessas embalagens poderiam demorar centenas de anos para se decompor no meio ambiente.



2 - Ergonomia

Você já percebeu como algumas garrafas parecem se encaixar perfeitamente em nossas mãos? Ou então como alguns frascos de shampoo contam com algumas texturas para não escorregarem durante o banho? Isso é o que chamamos de ergonomia!

 

Se antigamente era muito difícil abrir uma lata de leite condensado ou abrir um pacote de salgadinhos como as instruções da embalagem indicavam, hoje esses problemas são praticamente inexistentes. As marcas pensam e desenvolvem garrafas, frascos, caixas e pacotes pensando em facilitar o manuseio pelo consumidor.

 

Até porque ninguém vai querer usar um produto não faz ideia de como usar.



3 - Transporte e armazenamento

Pode parecer estranho, mas algumas embalagens são difíceis e complicadas de serem levadas de um lado para o outro. Por exemplo, como boa parte do transporte no Brasil é realizado através de estradas e rodovias, é necessário pensar em embalagens que sobrevivam aos buracos e à ausência de asfalto.

 

Mas não é só isso, as embalagens também não podem ser muito espaçosas, pois quanto mais espaço elas ocuparem, menos produtos será possível transportar e armazenar, resultando em um lucro menor para a empresa.



4 - Cores e marca

Pois, não poderíamos deixar de falar das cores. As embalagens de hoje são muuuuuito mais coloridas que as de antigamente. Claro que isso não é porque antigamente as pessoas preferiam produtos com cores neutras, mas, porque os processos de produção e impressão da época não permitiam fabricar embalagens e rótulos com cores mais vibrantes. 

 

O nosso processos Vivid Color, por exemplo, é capaz imprimir rótulos com cores até 30% mais vibrantes. Esse é um diferencial que faz toda a diferença para os produtos que no ponto de venda, pois consumidores enxergam eles com muito mais facilidade.

 

Uma embalagem diferente também pode servir para reforçar uma marca. Pense na garrafa de Coca-Cola, com todas aquelas curvas que fazem ela ser única aos olhos das pessoas. Mesmo se ela não tivesse o rótulo com o logo da empresa, você ainda assim saberia que se trata de uma garrafa de Coca.



5 - Informações

Diferente de antigamente, hoje em dia há leis que obrigam empresas a informarem a composição dos seus produtos, valor nutricional, validade, entre outras informações. O desafio aqui está em tornar esses dado visíveis aos olhos de todos sem tornar a embalagem ou o rótulo do produto poluído.

 

-

 

No geral, foi isso que mudou nas embalagens no decorrer dos anos. Por mais apegados ao passado que possamos ser com alguns desses produtos, é sempre bom lembrar que essas mudanças foram para melhor, tanto para as marcas quanto para os consumidores.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento