Blog - As 4 funções de uma boa embalagem Mazzucco Rótulos e Etiquetas

 Será que as embalagens dos seus produtos foram pensadas para atender a todos esses requisitos? Leia este artigo exclusivo da Mazzucco para saber se elas estão precisando ser melhoradas. 

Você já parou para pensar na função de uma embalagem? Elas já estão tão presentes em nossas casas, em nossos trabalhos e nos pontos de vendas que às vezes não percebemos que elas têm um papel muito importante a ser cumprido.

Claro, estamos falando das boas embalagens, aquelas que são pensadas justamente para atender a cada uma das necessidades que citaremos mais adiante nesse texto. Dizemos isso pois sabemos que há embalagens que falham em um ou mais aspectos que iremos falar.

Mas, e aí, será que as embalagens do seu produto atende a todas as funções que iremos citar? Continue lendo para saber o que deve ser levado em conta na hora de criar uma embalagem eficiente e funcional.


Proteção do produto

Provavelmente a principal função de toda e qualquer embalagem. Ela deve proteger e garantir a integridade do produto que está sendo adquirido. Danos a ele podem acontecer ao longo do trajeto do transporte ou até mesmo ao ser manuseado nos pontos de vendas. E uma embalagem bem planejada irá manter o conteúdo intacto até que ele seja consumido.


Facilitar o transporte e a distribuição

Como falamos, a embalagem tem a missão de proteger o produto de possíveis danos que podem ser causados durante o transporte do produto. Mas não só isso, a boa embalagem também deve facilitar o transporte e a distribuição do produto, sendo planejada de forma que otimize a ocupação de espaços.

Atualmente, essa é uma questão que vem sendo considerada essencial para diminuir a emissão de gases poluentes. Quanto mais produtos for possível transportar de uma vez, menos viagens precisarão ser feitas e consequentemente menos gás carbônico será emitido pelos veículos.


Informar, comunicar e atrair consumidores

Quais os ingredientes ou componentes daquele produto? Quais os valores nutricionais? Há outros produtos daquela mesma linha? Para quais pessoas ele não é indicado? A qual marca aquele produto pertence? Em que pratos ele pode ser usado?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas de forma dinâmica e sucinta numa boa embalagem. Lembre-se: o espaço é pequeno. Então é preciso fazer com que todas as informações possam ser facilmente encontradas sem deixar a embalagem visualmente poluída.

Porque além de informar, a embalagem também deve ser bonita. Ela tem que ser chamativa para que as pessoas que ainda não conhecem o produto se sintam atraídas por ele.

 

Praticidade ao ser usada

De nada adianta ter um produto bom com uma embalagem que chame a atenção dos consumidores se ela for difícil de usar. Por conta das rotinas cada vez mais atribuladas, as pessoas precisam de embalagens que facilitem sua rotina. Seja com um pacote de bolacha ou com um desodorante, ninguém quer perder tempo tentando descobrir como abrir ou usar um produto.

A boa embalagem é intuitiva, mesmo o consumidor que está comprando o produto pela primeira vez deve saber como manusear ela.

 Estas são as funções de toda boa embalagem. E aí, a embalagem dos seus produtos cumpre todas elas com eficiência? Se a resposta para alguma delas for não, talvez esteja na hora de repensar a sua embalagem.

E se você precisar de ajuda com a parte de atrair novos consumidores, a nossa impressão de rótulos deixa as cores deles três vezes mais intensas, fazendo com que seu produto se destaque no PDV.


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