Blog - Aprenda a usar as cores do jeito certo e fortaleça sua marca Mazzucco Rótulos e Etiquetas

As cores não servem apenas para mudar o visual de um ambiente, dependendo de como elas forem usadas podem passar os mais variados tipos de sensações. Aprenda como usar elas de maneira adequada no seu produto ou na sua marca.

 O poder das cores pode fazer maravilhas pelo seu produto ou pela sua marca. Neste artigo vamos explicar como elas afetam a percepção das pessoas.

Desde pequenos, todos nós temos pelos menos uma cor favorita. Talvez por imposição social, muitas vezes os meninos preferiam o azul e as meninas, rosa.

Com o passar do tempo o gosto de cada um vai mudando, uns preferem o preto, outros o verde e há aqueles que preferem o vermelho. Há uma cor para atender à preferência de cada um. Existem até aqueles que gostam de todas.

E as cores que usamos afetam a percepção que os outros têm de nós. O cara que usa muito preto é mais reservado, o que usa vermelho deve estar apaixonado, o que usa verde deve estar lutando pelo meio ambiente e por aí vai.

E com o seu produto não é diferente. As cores da embalagem e do rótulo afetam a percepção que o público tem dele. Há, por exemplo, a tradicional combinação de vermelho e amarelo que remetem à fome. Já produtos com embalagem preta passam a imagem de exclusividade.

E o seu produto, como as cores dele foram escolhidas? Foram todas bem planejadas? Ou você escolheu elas de acordo com o seu gosto pessoal? Neste artigo vamos explicar o significado e a impressão que elas passam.

O que é psicologia das cores?

Considerar o efeito das cores nos consumidores é algo essencial na hora de lançar uma marca, um produto ou de trocar uma embalagem. Afinal, segundo pesquisas, mais de 90% das pessoas consideram o apelo visual ao comprar um produto.

A psicologia das cores estuda o efeito que as cores causam nas pessoas nos mais diversos segmentos, como culinária, tecnologia, comunicação e etc. O vermelho e o laranja, por exemplo, passam a sensação de calor, enquanto o azul e o roxo são as chamadas cores frias.

Saber as sensações que as cores evocam nas pessoas é extremamente importante ao criar uma marca ou produto. Enquanto uma pode transmitir extroversão e alegria, outra no lado oposto do círculo cromático pode passar a sensação de tranquilidade e conforto.

Significado das cores

Certo, já explicamos o que é a psicologia das cores e qual a importância dela para o seu produto, mas a gente sabe o que você quer mesmo, né? Você quer saber o significado de cada cor.

Então vamos ao que interessa:

Vermelho

Muito associado ao amor, o vermelho também é uma cor imediatista, pois induz à ação e também pode indicar urgência e emergência. É exatamente por isso que ele é usado tanto em placas de trânsito, ambulâncias e caminhões de bombeiro. É uma cor que pode ser usada em ações promocionais, liquidações e também para estimular o apetite.


Azul

O claro pode ser usado para passar a sensação de higiene e frescor, já o escuro a de poder e confiança. Em ambos os casos o azul transmite calma e confiança. Talvez por isso, ele seja bastante recomendado para negócios corporativos.

Verde

Desta não tem nem o que falar. É a cor da natureza e da ecologia. Mas o que muitos não percebem, é que, por ser uma cor equilibrada e que transmite estabilidade, o verde também bastante usado para relaxar as pessoas. Além dos óbvios significados sustentáveis, o verde também está ligado ao frescor, o que explica sua presença quase que massiva em produtos de limpeza.

Amarelo

Ligado à felicidade e otimismo, o amarelo também é uma cor bastante acolhedora. Popularmente, o amarelo é ligado à riqueza, pois lembra o ouro. Na comunicação, ele é utilizado para atrair o olhar do público.

Roxo

Assim como o laranja, o roxo é muito usado para ressaltar a criatividade e a imaginação, visto que ele estimula o pensamento abstrato. O espiritual e o místico também têm fortes ligações com o roxo. Ele pode ser bastante visto em marcas que se dizem criativas ou então luxuosas.

Marrom

Sofisticação, seriedade e segurança. O marrom é uma cor forte que sugere estabilidade e também produtos orgânicos. Se quiser que as pessoas percebam seu produto como algo natural ou elegante, o marrom é a sua cor.

Claro, existem outras cores que ficaram de fora dessa lista. Estes foram apenas alguns exemplos do poder que as cores exercem sobre nós. Se você quiser usá-las de forma consciente e eficiente no rótulo do seu produto, entre em contato com a Mazzucco.


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