Blog - Aprenda a criar um bom briefing de marketing Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Fazer um briefing completo que te ajude a resolver o problema do cliente não é complicado e este artigo é a prova disso.

 

Todo briefing tem dois objetivos principais: descobrir qual a necessidade do cliente e dizer o que você deve fazer para que isso seja resolvido. Acredite, um briefing bem feito pode facilitar bastante tanto o seu trabalho quanto o dos seu colegas. Pasme, ele pode até mesmo diminuir as chances do cliente pedir alteração.

 Neste texto, você vai aprender como fazer o melhor briefing possível, além de saber quais erros não devem ser cometidos ao coletar os dados com seu cliente, como por exemplo:

  • 8 fatores indispensáveis para se criar um bom briefing
  • Perguntas essenciais que devem ser respondidas
  • Principais erros que devem ser evitados

 

8 fatores indispensáveis para se criar um bom briefing

Ao fazer um briefing, é preciso alimentá-lo com o máximo de informações possível, assim quem for lê-lo irá entender o problema e saber exatamente as qualidades e limitações do cliente. Os principais dados que devem constar nele são:

  1. Objetivos
  2. Orçamento
  3. Prazos
  4. Público alvo
  5. Complexidade do projeto
  6. Material necessário
  7. Linguagem a ser usada
  8. Oposições (ou seja, o que o cliente não quer)

 

É importante sempre lembrar que quanto mais informações você colocar, mais sua equipe vai saber que caminho seguir na hora resolver o problema do cliente. Pesquisas, análises, histórico da empresa, nada deve ficar de fora.

Perguntas essenciais que devem ser respondidas

Existem certas perguntas que sempre devem ser respondidas na hora de montar um bom briefing. São questões que vão te auxiliar na sua missão e torná-la muito mais simples. Confira quais são elas:

  1. O QUE estamos vendendo?
  2. A QUEM estamos vendendo?
  3. ONDE estamos vendendo?
  4. QUANDO estamos vendendo?
  5. COMO estamos vendendo?

 

Principais erros que devem ser evitados

Neste item, vamos abordar alguns erros bastante comuns que você deve evitar quando estiver fazendo o briefing o seu cliente.

 

  • Não espere respostas. Nada de enviar e-mail com perguntas e ficar esperando pelo retorno do cliente. Corra atrás: pesquise, ligue para ele, marque uma reunião.

 

  • Evite com todas as forças fazer perguntas engessadas, como se tivesse numa entrevista de emprego. Em vez disso, converse de maneira fluida, como um bate-papo mesmo. Se mostre interessado pelo negócio do seu cliente.

 

  • Vamos repetir porque essa parte é muito importante: faça um briefing completo. Adicione o máximo de informações possível. Um briefing superficial só vai trazer insatisfação para o seu cliente e dores de cabeça para você e sua equipe.

 

Pronto! Com estas dicas você está mais do que preparado para montar um briefing eficiente que vai te ajudar a solucionar o problema do seu cliente.

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