Blog - A importância do pós-venda e como fazer uso dele Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Se você não tem o hábito de escutar as críticas feitas pelos seus consumidores, este artigo vai deixar bem claro porque todas as empresas deveriam prestar mais atenção aos comentários feitos por eles.

 

Beleza, os clientes se interessaram pelo seu produto, colocaram ele em seus carrinhos e o levaram até o caixa para comprá-lo. Agora você vive feliz para sempre com a certeza de que está com um sucesso de vendas em mãos, certo?

 

Nada disso, nenhum trabalho é tão bom que não possa ser melhorado e nenhuma marca é tão completa que não possa fazer mais pelos seus clientes. E falando neles, e aqueles que não gostarem do seu produto? Ou que gostaram, mas têm algumas críticas? Você vai simplesmente ignorá-los?

 

É para isso que existe o pós-venda: para que você saiba da opinião de quem já é seu cliente e possa ajudá-los em caso de reclamação. Caso você ainda não tenha esse costume em sua empresa, recomendamos dar uma lida nesse artigo, pois ele contém dicas valiosas.



Ouça quem já comprou

Ligar pedindo o feedback é uma tática bastante usada por montadoras e concessionárias de carros, companhias aéreas e outras empresas que vendem produtos e serviços mais caros. Mas talvez não seja possível fazer isso com produtos vendidos aos montes em supermercados.

 

Nesse caso, espere os feedbacks chegarem até você. Não serão em tão grande número como seria se você entrasse em contato pedindo por eles, mas com certeza algumas pessoas irão querer relatar sobre a experiência delas com o seu produto.

 

Algumas ligarão, outras enviarão e-mail e talvez até chegue cartas para sua empresa. Também será preciso ficar de olho nos comentários feitos nas redes sociais da sua marca ou do produto.

 

E por falar nisso...



Não ignore a internet

Com a internet, o poder de voz dos consumidores aumentou bastante. Se antigamente a opinião deles ficava restrita a comentários realizados de amigos e familiares, hoje os elogios e críticas deles podem ser compartilhados com o mundo todo.

 

Portanto, não ignore os comentários feitos no Facebook, Instagram, YouTube e outras redes sociais. Análise se eles têm algo em comum para ver onde é possível melhorar o produto e proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.

 

Mas atenção: trolls e comentários engraçadinhos existem aos montes na internet, saiba separar as piadinhas das críticas realmente construtivas.



Saiba receber críticas construtivas

Nem sempre receber uma crítica é algo ruim. Há aquelas que vem para poder nos ajudar a melhorar sua empresa e os seus produtos. Sim, haverão críticas tóxicas e exageradas feitas por pessoas nem um pouco interessadas em contribuir com a evolução do seu negócio. Mas estas são as minorias.

 

Então não fique triste ao ler ou ouvir um comentário dizendo que você poderia melhorar isso ou aquilo. Lembre-se: nenhum produto nunca está 100% terminado, há sempre formas de ressaltar as qualidades que ele já tem e acrescentar algumas novas.

 

Pense nos produtos que você já usou ao longo da vida. Eles não evoluíram com o passar dos anos? Assim também pode ser com a sua empresa e com o seu produto. Imagine, por exemplo, se a Omo usasse a mesma fórmula e a mesma embalagem desde o início.

 

 

Saber o que seus consumidores têm a dizer nunca é perda de tempo. Afinal, são eles que vão fazer uso daquilo que você produz, então nada mais justo do que mostrar interesse pela opinião deles. É dessa forma que se constrói uma relação saudável entre eles e a sua empresa.


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