Blog - 4 marcas que souberam como e quando mudar Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Se a sua empresa está estagnada e os seus consumidores não se interessam mais pelo seu produto, talvez seja o momento certo para fazer uma mudança. Até porque, novidades sempre chamam a atenção e despertam a curiosidade das pessoas.

Mas o que mudar? Só o logo? O posicionamento? O público-alvo? Os seus produtos? Para saber, será preciso realizar uma pesquisa e uma análise detalhada do que foi feito nos últimos anos. Com isso, ficará mais fácil saber onde as coisas começaram a dar errado para sua marca.

E não precisa ter medo de mudar! O que não faltam são exemplos de empresas que fizeram uma mudança de rota e se saíram ainda melhor. Saber se adaptar é uma das características das marcas famosas mundialmente. Será que a sua também tem potencial para ser assim?

Para você se inspirar ainda mais, apresentaremos algumas empresas que apostaram na mudança.

 

Netflix

Muitas pessoas nem imaginam, mas a gigante do streaming não começou como um serviço de streaming. O início da Netflix se deu em 1997, como uma forma das pessoas alugarem DVDs através de catálogos, sem precisarem sair de casa. Na época, os filmes eram entregues pelos correios.

Com o tempo, a Netflix percebeu que a tendência era que as mídias físicas fossem perdendo espaço, então a empresa fez uma aposta arriscada: decidiu disponibilizar as produções online para seus assinantes assistirem quando quisessem. Tudo, claro, com os devidos acordos entre estúdios e distribuidoras.

O resultado não poderia ter sido melhor! Hoje a Netflix é a pioneira entre os serviços de streaming, além de ser a empresa do segmento com mais assinantes e com mais horas assistidas a cada novo lançamento. A coragem da Netflix incentivou os tradicionais estúdios de Hollywood a fazerem o mesmo.

 

Havaianas

Essa não é bem uma mudança de serviço ou de produto, mas de posicionamento. Durante muito tempo os chinelos da Havaianas foram considerados itens básicos, usados apenas por pessoas muito simples. O que não tem nada de errado, mas a marca tinha ambições maiores.

A partir do final da década de 90 e começo dos anos 2000, a Havaianas começou a apostar em comerciais que colocavam seus icônicos chinelos em pés de pessoas famosas. Desde então, elas foram vistas com celebridades como Sandy, Luma de Oliveira, Chico Anysio, Bruno Gagliasso, Lázaro Ramos, Isis Valverde e vários outros.

Mas não foi só isso, a marca também se internacionalizou, sendo lançada em outros países além do Brasil, e também inovando nas estampas e modelos de seus produtos. Aos poucos as Havaianas foi deixando de ser uma empresa de chinelo para se tornar uma verdadeira grife consumida por inúmeros influenciadores.

 

Amazon

Você pode imaginar que, em algum momento, a Amazon não deu certo? Pois foi o que aconteceu. Quando foi criada em 1994, a empresa de Jeff Bezos era, na verdade, uma livraria online. Acontece que na época que não deu muito certo, talvez pela internet ainda estar engatinhando ou por ser algo muito nichado.

Passado um tempo, a Amazon decidiu ser uma loja de tudo, oferecendo produtos de A a Z, como seu logo ilustra muito bem. A partir daí o negócio decolou. A Amazon está presente em todo mundo, não só como um site de compras, mas como um serviço de streaming e até gadgets, como o Kindle e os Echo Dots.

 

Lego

Vista nos dias de hoje como uma empresa com produtos que estimulam a criatividade em pessoas de todas as idades, nos anos 90 a Lego passou por uma verdadeira crise criativa.

Na época, as crianças estavam deixando de se interessar pelos seus produtos para dar mais atenção aos video games. Muito foi feito para reverter a situação, mas cada nova tentativa se saía pior que a anterior.

Até que a Lego decidiu se juntar ao inimigo: apostou em jogos digitais inspirados em seus sets de cenários e personagens. Ao mesmo tempo, ela começou a lançar kits de franquias famosas, como Harry Potter, Star Wars e Jurassic Park.

Foi o que bastou para a marca se renovar e aumentar o seu sucesso!

 

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Viu como você não precisa ter medo de mudar? Às vezes uma renovação vem justamente para melhorar aquilo que já está bom. Esperamos que os casos apresentados por nós ajudemos você a se inspirar!

Mas se você estiver só precisando mudar os rótulos do seu produto, a Mazzucco tem o necessário para deixá-los mais coloridos e vibrantes. Vai ser impossível seu produto passar despercebido pelos consumidores.


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