Blog - Você conhece o potencial de uma exposição estratégica? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Nada é por acaso, nem mesmo a posição de cada produto na gôndola do supermercado. É isso mesmo. O local designado para cada produto foi pensado estrategicamente. A garrafa de produto X, e o sachê de produto Y não estão onde estão apenas por questão de organização, mas por questão de resultado. A posição dos produtos nas prateleiras influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor, e nós vamos explicar um pouquinho como isso funciona.

 

Linha de visão

As prateleiras do supermercado possuem vários níveis de altura, desde os que ficam na altura dos pés, até os que ficam acima da cabeça. Esses locais são chamados de linhas de visão e são divididos em:

- Acima da cabeça
- Altura dos olhos
- Linha da cintura
- Abaixo da cintura
- Chão

 

Acima da cabeça

A linha acima da cabeça possui menor visibilidade, por isso, é o local onde são posicionados os produtos de menor interesse. Apesar de não venderem tão bem, possuem público específico e esse público vai encontrá-los.

 

Altura dos olhos

Essa é conhecida como a área nobre, pois fica na altura da visão de todos os clientes, o que dá maior visibilidade e consequentemente, aumenta as vendas dos produtos. Nela costumam ficar os produtos com maior margem de lucro.

 

Linha da cintura

Assim como a área nobre, que fica na altura dos olhos, na linha da cintura também ficam produtos de alta lucratividade e os mais procurados pelos clientes.

 

Abaixo da cintura

Por ser uma área localizada fora do alcance do consumidor, é ideal que aqui sejam posicionados os produtos mais baratos, mas que mesmo assim são procurados pelos clientes.

 

Chão

Na linha que fica na altura dos pés a questão levada em conta é outra: a gravidade. Por isso, os produtos mais pesados, independentemente de rotatividade ou preço, são sempre colocados na parte inferior da prateleira.

Para saber o que atrai o consumidor é preciso ter em mãos o máximo de informação possível: preferências do público, cores que mais atraem e, é claro, saber como o seu produto vai ficar posicionado na gôndola. Afinal, a criação de um rótulo estratégico, deve levar tudo isso em conta.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento