Blog - Por que é importante pensar na experiência do consumidor? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

 Da embalagem ao pós-venda, é preciso pensar cuidadosamente como será a experiência dos seus consumidores com a sua marca e produto. Para te ajudar com isso, a Mazzucco escreveu este artigo completo com tudo o que você precisa prestar atenção

 

Comprar um produto não é só comprar um produto. Por mais absurdo que isso possa parecer, existe muita coisa envolvida no simples ato de adquirir algo por dinheiro.

Tenha em mente que a pessoa está trocando o dinheiro pelo qual ela trabalhou o mês inteiro para comprar o seu produto. Ela merece receber uma verdadeira experiência de volta. Algo que marque a relação dela com sua marca.

Da embalagem ao pós-venda, é preciso pensar em como as pessoas se relacionam com seu produto e sua marca. Por mais que elas joguem seu produto fora depois dele ser usado, ele não pode ser descartável. É preciso que ele seja sempre necessário e esteja sempre presente na vida do seu público.

 

E se isso acontecer, pode ter certeza que o consumidor voltará a comprar do seu produto.



Tudo começa pela embalagem

Veja o caso da Apple. Eles já têm produtos de alta qualidade e que são cultuados pelas pessoas, como o iPhone, o iPad, o iWatch. Eles nem precisariam se preocupar  com a embalagem de seus gadgets. Mas, ainda assim, a empresa da maçã vai além do que o público espera.

O ato de desembalar um produto da Apple é quase um ritual. A tampa da caixa desliza aos poucos, revelando o produto estrategicamente posicionado no centro. Nessa hora, não existe nada entre o aparelho e o comprador para estragar a magia de vê-lo pela primeira vez. Manual, fones, cabos, tudo isso fica embaixo.

 

Saiba surpreender

Todo mundo gosta de ser surpreendido positivamente. Sabe, como naquela vez que você ganhou um presente que tanto queria sem estar esperando. A gente tem certeza é o tipo de lembrança que ficará na sua memória para sempre.

Com os consumidores não poderia ser diferente. Não é por acaso que os planos de assinaturas de caixa vem fazendo tanto sucesso nos últimos anos. Existem pessoas dispostas a pagarem mais de 100 reais para receber todo mês uma caixa cheia de itens surpreendentes, como livros, vinhos, camisetas e até pacotes de café.

Claro, sua marca não precisa criar uma caixa cheia de itens exclusivos, mas saber surpreender os consumidores, mesmo que seja com um simples detalhe na embalagem, pode fazer eles te enxergarem de outra forma.

 

Como é a voz da sua marca?

Virou a coisa mais comum do mundo as marcas terem redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e até LinkedIn, não é inusitado que algumas delas tenham conta em todas as redes sociais possíveis e imagináveis.

No entanto, sejamos sinceros, são poucas as que sabem fazer uso dessa presença digital. A começar pela voz. Não adianta nada ter um produto voltado para pessoas mais velhas pertencentes à classe alta e falar como se estivesse se comunicando com jovens. É ridículo, os seguidores não irão se conectar com o emissor.

Saiba ajustar sua voz e sua linguagem de acordo com o público que você quer atingir. Escolher essa ou aquela rede social também está incluso nesse pacote. Se o seu público é formado por adolescentes ou idosos, por que sua marca precisaria ter uma conta no LinkedIn?

 

A importância do pós-venda

Você acha que sua relação com o consumidor acaba depois que vendeu algo pra ele? Então é melhor repensar o seu negócio. Não sabe o que pode ser melhorado? Pergunte aos compradores o que eles acharam, se estão satisfeitos com o que adquiriram, o que poderia ser aprimorado. Mostrar interesse com seu público deixa claro que você está preocupado e está disposto mudar por ele.

Se atentar a estes e outros detalhes pode fazer as pessoas se aproximarem do seu produto e marca, fazendo-as ter uma experiência inovadora e - por que não? - transformadora.


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