Alguns aprendizados nós levamos para toda vida. E 2020 teve uma série deles que irão acompanhar empresas e empresários por um bom tempo. Neste artigo separamos alguns deles para você ficar de olho.
O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. O coronavírus e a quarentena vieram para mudar a forma com que as pessoas encaram sua rotina e fazem negócios. Depois deles, sair de casa virou praticamente um luxo, indicado apenas para situações realmente necessárias.
Agora, com 2020 finalmente chegando ao fim, chegou a hora de refletir sobre o que as situações apresentadas por ele nos ensinaram e sobre o que veio para ficar de tudo que foi adotado pelas marcas e pessoas.
Continue lendo para ver tudo que foi aprendido ao longo dos últimos 12 meses. Nos próximos parágrafos iremos falar sobre:
Se antes a habilidade de adaptação das marcas e empresas já era necessária, em 2020 ela se tornou vital. Nunca antes os clientes tiveram que ficar dentro de casa por tanto tempo, por qualquer motivo que fosse.
Com isso, os empresários e empreendedores tiveram que encontrar novas formas de chegar até seu público. Lojas de roupa faziam entregas de peças a domicílio, lanchonetes passaram a atender por apps de mensagem (algo que já deviam ter feito há muito tempo) e até comerciantes que começaram a usar as redes sociais para dar um up nas vendas.
De algo nós temos certeza: quem se adaptou com certeza não vai voltar atrás e nem abrir mão de tudo que foi aprendido quando as coisas voltarem ao velho normal.
Boa parte da população já tinha feito pelo menos uma compra pela internet antes de todos terem que ficar em casa, mas o isolamento social veio para solidificar de vez as compras online na vida dos brasileiros.
Fazer compras por sites e aplicativos deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade tanto para quem vende quanto para quem compra.
Outro recurso que finalmente recebeu o devido valor foi o delivery. Mais do que isso: os motoboys finalmente passaram a ser valorizados pelos consumidores e pelas empresas, pois se tornaram uma ponte entre quem produz e quem consome.
Inclusive, fica aqui o nosso agradecimento a todos os motoboys e entregadores que fizeram e fazem a diferença. O trabalho de vocês foi essencial para que muitas empresas se mantivessem de pé e pudessem vender seus produtos.
Quer dizer, prestar atenção aos procedimentos e garantir que eles fossem o mais higiênicos possível sempre foi algo necessário. Mas em 2020 essa cobrança ficou ainda maior, pois a saúde dos seus funcionários e dos seus clientes depende dela.
Não temos bola de cristal, mas apostamos que quando tudo isso passar, a cobrança por melhores condições higiênicas continuará em alta. Daqui para frente, o álcool em gel na entrada das lojas e estabelecimentos comerciais será cada vez mais constante. Mais do que cuidar da higiene do seu negócio, você vai ter que deixar bem claro em sua comunicação o quanto se importa com ela.
-
Claro que houveram muitas outras lições importantes que 2020 nos ensinou, como, por exemplo, fazer lives. Sua empresa vai continuar fazendo elas quanto tudo isso passar? Essas foram só as mais importantes e que se fizeram mais presentes ao longo dos nossos dias. Consegue pensar em outras? Fala pra gente!
Os concorrentes existem em todos os tipos de mercados e para todos os tamanhos de empresas, afinal, ...
Continue LendoQual a importância das cores nos rótulos dos produtos?Neste artigo, vamos falar sobre o significado das cores, já que elas são essenciais na...
Continue LendoAs várias formas de divulgar o seu produto no PDVFazer a divulgação de um produto é uma tarefa ampla e trabalhosa, sendo preciso...
Continue LendoAprenda a criar um bom rótulo para a sua cerveja artesanalDe uns tempos para cá, o gosto dos brasileiros por cerveja vem mudando bastante. Se antes era...
Continue Lendo