Blog - Erros que você não pode cometer nos rótulos do seu produto Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Você sabe porque é importante estampar a data de fabricação e validade no rótulo do seu produto? Isso e muito mais você vai aprender neste artigo exclusivo da Mazzucco.

 

Segundo uma matéria de 2018 do jornal O Globo, mais de 60 do município do Rio continham algum tipo de erro de informação.

 

Foram cerca de 3.100 rótulos analisados pelos fiscais, e entre eles, mais de 1.900 rótulos passavam informações erradas para seus consumidores. As informações errôneas poderiam ser de diversas ordens: nutricionais, sobre os ingredientes usados na produção, sobre os processos pelos quais aquele produto passou.

 

Alguns destes erros podem até ser sem querer, como, por exemplo, usar a foto de uma fruta estampada na embalagem. Talvez não seja o objetivo da sua empresa, mas muitas pessoas podem acabar pensando que aquela fruta é um dos ingredientes na fabricação do produto, em vez de ser só um sabor criado artificialmente.

 

mas também não podemos esquecer daqueles que com certeza são intencionais, como falar que um produto é natural ou dizer que não são usados conservantes. Além de ser algo antiético, seus consumidores podem denunciar sua empresa para o PROCON e os produtos com os rótulos enganosos serão recolhidos das prateleiras.

 

Para que a sua empresa não sofra com tamanha dor de cabeça, vamos listar alguns erros que você a respeito das informações dos rótulos do seu produto. Vem com a gente e aprenda como fazer tudo certinho para ficar bem-visto pelos clientes.

 

Falta de validade e fabricação

Estas são duas informações essenciais para os seus consumidores, pois comunicam quando o seu produto foi feito e até quando ele pode ser consumido. Deixar de informar ou, pior, omitir elas pode colocar em risco a saúde de muitas pessoas.

E também vale o aviso: como a data de validade e de fabricação são informações de extrema importância, elas devem estar grafadas em uma parte bem visível do rótulo ou da embalagem.

 

Fotos que podem ser mal interpretadas

Mesmo que a sua bolacha tenha o sabor de morango, é certo encher a embalagem com fotos da fruta? É bom possível que algumas pessoas comprem ela por acharem há pedaços de morango na receita. E por mais que seja óbvio, sempre avise em letras grandes que o sabor é artificial.

 

Ausência de avisos sobre alérgenos

Com alergia não se brinca de jeito nenhum, afinal, muitas pessoas podem ter reações violentas e acabarem morrendo devido a algum ingrediente específico de um alimento. Portanto, é sempre bom avisar na embalagem sobre alguns ingredientes que podem causar reações alérgicas ou intolerância, como leite, farinha, amendoim, frutos do mar e outros.

 

Expressões confusas (ou até mesmo enganosas)

A gente não vai falar qual marca que é, mas um tempo atrás, uma empresa que adorava divulgar aos quatro ventos que seus sucos eram naturais e feitos com frutas colhidas por pequenos produtores se viu protagonista de uma polêmica.

Tudo porque foi revelado a verdade: seus sucos não eram naturais coisa nenhuma, mas sim produzidos e envasados pela mesma fabricante que fazia aqueles sucos que levam as marcas de alguns grandes supermercados.

A gente sabe que você não chegar ao absurdo de pautar toda a comunicação de um produto em cima de uma mentira. Ou pelo menos esperamos que não. Mas se o suco, sorvete ou doce não é natural ou não contém “frutas frescas”, diga a verdade.

Pode ser que você não ganhe pontos por um diferencial que você não tem, mas com certeza ganhará pela honestidade.

-

Existem outros erros em rótulos que podem acabar pegando mal, como: erros de informações nutricionais, ingredientes fora da ordem da fórmula, ausência do valor energético ou mesmo erros gramaticais. Todo cuidado é pouco quando se está zelando pelo bem das pessoas.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento