Blog - Como a embalagem do seu produto pode ajudar o meio ambiente? Mazzucco Rótulos e Etiquetas

O futuro é verde e sua empresa pode fazer parte dele. Como? Começando pelas embalagens dos seus produtos. Existem alternativas que não são agressivas ao meio ambiente, conheça algumas delas neste artigo.

 

Um tempo atrás, publicamos aqui no nosso blog um texto em que apontávamos o que estava virando tendência entre as embalagens. Um dos itens citados foram as embalagens eco-friendly, ou seja, aquelas que são desenvolvidas pensando em causar menos impacto no meio ambiente.

Como dissemos no nosso texto, a verdade é que esta não é só uma tendência, mas uma verdadeira necessidade do mundo em que vivemos. Se quisermos deixar um planeta em boas condições para nossos filhos e netos, devemos começar a agir agora e repensar muitos dos nossos hábitos.

E não é exagero dizer que os produtos e suas embalagens são parte considerável do problema. Basta parar para pensar em qualquer coisa que você compre no supermercado no seu dia a dia, por exemplo, um simples cereal, que vem numa caixa e dentro dela ainda existe um pacote de plástico.

Felizmente, algumas empresas estão pensando em alternativas fáceis de serem colocadas em prática. A seguir vamos apresentar as principais delas. Vem com a gente!

 

Embalagens biodegradáveis

Um dos maiores problemas relacionados à embalagens é o fato delas demorarem para se decompor quando estão em contato com o meio ambiente. Segundo algumas estimativas, algumas embalagens de plástico podem demorar mais de 100 anos para sumirem completamente.

As embalagens biodegradáveis vêm justamente para resolver esse problema. Uma embalagem pode ser considerada biodegradável quando ela se decompõe de forma natural, sem a necessidade de processos físicos ou químicos.

Existem vários tipos de embalagens biodegradáveis, talvez a mais usada seja o plástico de poliácido láctico, também conhecido como plástico PLA. Ele pode ser utilizado em embalagens de inúmeros segmentos, do alimentício ao de cosméticos. Mas não para por aí, com o plástico PLA também é possível fazer talheres, canetas, sacolas plásticas e até mesmo vidros!

Além do plástico PLA, também existem outras embalagens biodegradáveis que valem ser citados, como as embalagens de cogumelo, as embalagens de camarão e as polêmicas embalagens oxidegradáveis.



Embalagens compactas

Com essas daqui, as empresas têm um motivo a mais para apostar: a logística. As embalagens compactas consistem em embalagens menores, mas que contém a mesma quantidade do produto.

E como isso pode ajudar o meio ambiente? Ora, se a embalagem é menor, então serão usados menos recursos, como plástico ou papelão, para fabricá-la. Ok, mas onde entra a logística nessa história. Bom, com embalagens compactas, serão necessárias menos viagens de caminhão ou avião no transporte. Logo, será emitido menos CO2 e gases tóxicos, consequentemente o planeta será menos poluído.

Mas as embalagens compactas também trazem benefícios para os comerciantes, que, por conta do tamanho delas, poderão armazenar ainda mais produtos. Então podemos dizer que com as embalagens compactas, todo mundo sai ganhando!



Embalagens em refil

As embalagens refil são outra solução adotada pelas empresas para diminuir a quantidade de resíduos de seus produtos. Podemos dizer que elas basicamente são grandes sachês que podem ser usados normalmente ou, caso os consumidores prefiram, podem colocar o alimento ou produto de limpeza contido nelas em outro recipiente mais resistente.

As embalagens refil são usadas por aquelas empresas que desejam diminuir a quantidade de resíduos, principalmente de plástico, gerados por elas. E assim como as embalagens compactas, também ocupam menos espaço nos estoques dos mercados e demais comércios.

 

-

 

Gostou? E essas são apenas algumas soluções encontradas por algumas empresas e que você pode adotar na sua. O planeta agradece e os consumidores também.


Transforme seu produto no centro das atrações!

Solicite seu Orçamento